Muitas de nós já brincamos de pular corda quando éramos crianças. Parece uma brincadeira simples, porém é muito eficiente e traz enormes resultados para o desenvolvimento motor, com a melhora da coordenação motora e traz benefícios para o aumento da resistência cardiorrespiratória.
Conseguir sincronizar os movimentos das mãos que giram a corda em torno de nosso corpo, com os saltos que devem ser no momento exato da passagem da corda por debaixo dos pés é o princípio básico do exercício de pular corda.
É um exercício praticado desde muito tempo, muito usado por lutadores, que pulam corda a exaustão para se prepararem para aguentar vários rounds de luta sem se cansarem. Lembram dos filmes de boxe, como “Rocky”?
Aqui vai uma lista pra te incentivar a incluir a corda na sua rotina de exercícios:
– É barato!
Apesar de existirem cordas high tech que contam pulos e as calorias, para se começar a pular corda basta ter uma corda no tamanho correto que pode ser adquirida em vários lugares por preços bem razoáveis. Preço não é desculpa pra deixar de pular corda.
– Queima muita caloria:
Pular corda com ritmo e durante alguns minutos, oferece um gasto calórico semelhante a uma boa corrida. Com a melhora na técnica, você pode aumentar a intensidade e variar os tipos de saltos, incrementando o gasto calórico ainda mais. Pular corda ajuda muito a emagrecer!
– É divertido:
Dá pra variar os saltos, pra pular ouvindo música, tentando acompanhar o ritmo com os saltos, além de ser algo que nos lembra de brincadeiras de nossa infância.
– Pode ser feito em casa:
Podemos ter uma corda em casa e pular na garagem ou na sala. Em dias chuvosos, quando não podemos sair pra correr ou caminhar, basta pegar nossa corda e manter a rotina de exercícios dento de casa mesmo. Na academia a gente pode fazer esteira, transport ou bike, mas em casa, a corda é nossa grande aliada!
– Pule pra ter um corpo mais definido:
Pular corda fortalece a musculatura dos membros inferiores, ajudando a “tornear” as pernas, principalmente as panturrilhas. Com isso, melhoramos nossa postura, e também queimamos a gordura corporal, alcançando uma musculatura mais aparente e definida!
Olhem este vídeo que está no canal Redefining Strength no Youtube onde tem 21 variações de como pular corda, quantos destes tipos você consegue fazer?
Agora, pra quem vai começar a praticar qualquer exercício físico, a gente sempre recomenda que procure um médico e um profissional de educação física, para que não corra riscos e que siga uma rotina orientada e segura. Lembre que pular corda tem impacto nas articulações dos tornozelos e joelhos, se você tem alguma restrição, como lesões articulates, tendinite, ou osteoporose, por exemplo, evite este exercício, ou pegue leve, tá!
Bora mexer este corpo, meninas!
Bjinhos da Dri!