Caminhar, correr ou pedalar?

Esta é uma pergunta muito comum para as praticantes de atividade física que querem saber qual destas atividades é a melhor. Porém não existe resposta simples, pois correr, caminhar e pedalar tem um objetivo comum que é o condicionamento cardiovascular e consequentemente a melhora no condicionamento físico, só que cada uma tem suas peculiaridades, prós e contras, que veremos a seguir.

Caminhar.

É uma atividade de baixo impacto e de intensidade de baixa a moderada, com baixo gasto calórico. É indicado para as praticantes que estão iniciando que podem ir aumentando a velocidade ou a distância, conforme a sua melhora no condicionamento.

Para fazer uma caminhada, o bom é que não custa caro, basta ter um tênis razoável, uma roupa confortável e um lugar seguro para se caminhar, como um parque ou até mesmo nos quarteirões próximos de sua casa.

A caminhada é uma prática com muito pouco impacto articular, com muito pouco risco de lesões graves.

 

Correr.

A corrida é uma atividade que exige muitoa mais gasto calórico e que proporciona um condicionamento físico muito superior. Porém tem muito impacto nas articulações dos membros inferiores. Não é indicado começar a correr sem um acompanhamento profissional e sem uma consulta prévia a um médico para avaliar suas condições físicas, para evitar problemas mais sérios.

A dica para quem quer evoluir da caminhada para a corrida é começar aos poucos, intervalando períodos de caminhada com corrida e ir aumentando o período correndo até conseguir realizar trechos grandes sem a necessidade de diminuir o passo.

O custo para se começar a correr é um pouco maior, pois precisa de tênis de melhor qualidade, acompanhamento profissional para a elaboração de treinos e planilhas, por exemplo. Isto sem falar do investimento na inscrição em provas de rua, que reúnem milhares de adeptos da corrida, como por exemplo a Maratona de NY, que já citamos em um post anterior no blog.

Pedalar:

Andar de bicicleta éoutra opção para se buscar um bom condicionamento físico. Exige muito menos das articulações que a corrida, pois quase não tem impacto. Trabalha muito os músculos inferiores.

Pedalar é muito mais rápido que correr e caminhar, podendo se completar distâncias muito maiores no mesmo tempo que as outras duas atividades.

Mas andar de bike é a atividade mais cara das três que apresentamos aqui. Você tem que comprar uma boa bike, capacete, roupas, sapatilha e outros acessórios, além de manter a manutenção de sua bicicleta em dia. Outro problema de pedalar, é que existem poucas ciclovias confiáveis, e andar de bicicleta pelas ruas é muito perigoso: você pode se acidentar ou até mesmo ser assaltado, dependendo de onde estiver passando.

Como todas atividades outdoor, temos que cuidar com o sol em excesso, usar boné, roupas adequadas e protetor solar, mesmo em dias nublados. E também podemos intercalar ou até mesmo substituir por práticas similares indoor, como esteira, bicicletas ergométricas ou até mesmo aulas de bike indoor. Esta variação pode acelerar os resultados e até mesmo incentivar com a socialização com pessoas com o mesmo objetivo que você em clubes ou academias.

Para as três atividades vão aqui algumas dicas:

  •  Hidrate-se bastante e alongue-se antes e depois da atividade;
  •  Evite horários muito quentes, para não se desidratar ou sofrer ensolação;
  •  Use protetor solar se for praticar durante o dia;
  •  Cuidado com o trânsito, evite usar fones que tirem sua audição externa completamente;
  •  Não vá para lugares ermos e perigosos sozinha;
  •  Ao praticar durante a noite, use roupas reflexivas e até mesmo faróis nas bicicletas para ser visto e não ser atingido por algum outro veículo;
  •  Respeite as ciclovias, não ande nelas se for pedestre, e não saia delas, se for ciclista;
  •  Respeite seus limites, não tente evoluir tudo de uma só vez, aumente a intensidade, velocidade ou distância a cada dia ou semana.
  •  Anote e acompanhe seus resultados e sua evolução.

E finalizando, como sempre falamos, procure sempre a orientação de um profissional de educação física, de nutrição e um médico, para que seus resultados sejam atingidos de forma correta e principalmente segura.

Lembrem-se que o importante é se movimentar e praticar pelo menos 30 minutos de alguma atividade física por 5 vezes na semana. Um beijo pra vocês, meninas!

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this