Já começamos o segundo mês do ano, e talvez aquela empolgação inicial com os treinos já não está tão forte como estava no início do ano. E para não perdemos a motivação e mantermos focadas em nosso objetivo seja ele perder peso, ganhar massa muscular, manter seu peso ou sair do sedentarismo, essas dicas podem nos ajudar.
Comemore os pequenos resultados
Procure não colocar metas ou objetivos inalcançáveis que irão acabar te desmotivando. Por exemplo, ninguém consegue perder 10 kg em uma semana, ou começar a correr e em um mês completar uma maratona, são metas impossíveis e que no máximo só conseguirão te deixar triste por não obtê-las ou até mesmo lesionada por tentar algo muito acima dos limites de qualquer uma de nós.
Seja realista e comemore os pequenos degraus trilhados rumo a objetivos maiores. Perdeu 700g, comemore, conseguiu correr 1km em 30 segundos a menos que a semana anterior, comemore, manteve a dieta sem comer demais ou beber refrigerante, comemore. Estas pequenas celebrações são poderosas ferramentas para a manutenção da motivação. Use-as sempre a seu favor.
Malhe com alguém que goste da mesma modalidade que você
Encontrar alguém para praticar a mesma modalidade conosco é algo que nos ajuda a manter a disciplina e o foco, e também nos motiva bastante. Uma amiga ao nosso lado faz com que a atividade deixe de ser cansativa e a transforma em um momento de convívio e de troca de experiências. A amiga vai nos manter disciplinadas e vai nos incentivar, e vice versa.
Mas procure alguém no mesmo nível que você e que te ajude a se superar, é difícil manter-se no foco com alguém muito acima, e também com alguém muito abaixo ou preguiçosa. Lembrem-se que vocês duas tem que ter objetivos semelhantes para que uma puxe a outra a continuar sempre e motivadas.
Programe os dias e horário para o treino
Para que você não fure com você mesma e pare de treinar, deixe o horário do treino agendado como se fosse um compromisso que você tem que cumprir, assim o restante de sua agenda ficará em torno dele.
Desta forma, não vai acontecer de você deixar para treinar mais tarde ou depois, e no fim do dia, você furar com o compromisso. Depois que a gente falha como o compromisso por um dia, ou dois dias, começamos a desanimar de treinar porque não veremos resultados e a falta de disciplina acabará por nos deixar desanimadas e no fim podemos até desistir.
Então, vá até sua agenda e coloque os dias e horários dos treinos como um compromisso qualquer, de trabalho ou pessoal, e cumpra até que se torne hábito na sua rotina.
Experimente uma nova modalidade ou intercale modalidades
Seja qual for seu objetivo, para não cair na rotina de treinos, experimente intercalar treinos com atividades diferentes. Pode ser um dia de academia outro de treino ao ar livre, fazer dias de cardio, bike, como corrida, caminhada rápida, intercalando com treino de força.
Você pode testar atividades como lutas (muy thai, boxe), dança, natação. O importante é se desafiar e ter sempre treinos novos que te auxiliem a sair da mesmice .
Não perca o foco da dieta!
Fique sempre de olho na sua alimentação, principalmente nos fins de semana, onde aquelas “escapadas nos são permitidas”.
Faça pratos coloridos e os fotografe todos os dias, você terá memória de tudo que comeu e vai ficar de olho se exagerou algum dia.
Veja em nosso post alguns hábitos ruins que podem sabotar sua dieta. Busque ajuda com profissional de nutrição, siga canais de receitas criativas e faça suas compras já pensando no preparo dos seus pratos.
Recompense-se pelo foco no treino
Finalizando, para que nosso treino nos motive ainda mais, podemos criar prêmios ou recompensas para resultados alcançados. Pode ser uma semana com a quantidade de quilômetros corridos, uma quantidade de peso perdida ou até mesmo uma quantidade de dias cumpridos de treino durante o mês. Se você alcançar o que se propôs, pode se premiar e assim a motivação fica maior, e até mesmo muito divertida.
- Aqui vão algumas dicas de prêmios que você colocar por alvos alcançados.
- Fazer uma sessão de massagem depois de um treino desafiador;
- Comprar um tênis, uma roupa ou um acessório novo para malhar;
- Fazer um treino especial em outro lugar ou cidade;
- Comer uma sobremesa ou um lanche que gosta muito (não exceda nas escapadas de “fim de semana)
Você pode ser criativa ou até mesmo colocar outras idéias de premiações, mas coloque algo que te motive, que você vai ficar feliz em obter, aí sim isto te dará mais força para encarar os desafios.
Separamos este vídeo com algumas dicas da Laari Michelin de como vencer a preguiça e ir treinar:
Então, o que você está esperando para se motivar ainda mais? Espero que estas dicas tenham sido valiosas para você seguir com uma vida e comportamentos saudáveis.
Bjinhos da Dri.
Fontes:
Projeto Viva Bem – UOL
https://boaforma.abril.com.br/fitness/10-dicas-para-nao-desistir-da-academia/
[/cm