O verão é a estação do ano em que a gente mais expõe nossa pele ao sol, seja pelo uso de roupas mais curtas ou pela maior frequência a piscinas, clubes e praias. E devemos aumentar tamém os cuidados com a pele pois a maior intensidade da exposição ao sol pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e, até mesmo, aumentar o risco de câncer.
Mas também não devemos zerar a exposição ao sol, pois os raios solares são benéficos a nossa saúde, aumentando a produção de vitamina D, e também nos dando uma pele mais bronzeada, com uma tonalidade mais saudável e bonita. Portanto, para que nossos momentos ao sol sejam mais seguros e saudáveis, devemos ter alguns cuidados que irão propiciar melhores resultados, evitar manchas e diminuir os riscos a nossa saúde.
Confira aqui algumas dicas que a gente compilou de alguns estudos, sites especializados e profissionais, para garantir uma pele bem cuidada no verão:
1- Consuma Betacaroteno:
O consumo de alimentos com carotenoides, como cenoura, mamão, beterraba, maçã e abóbora, auxiliam e favorecem a produção de melanina, um pigmento que faz com que nossa pele tenha cor, deixando a mais bronzeada.
Além de conterem também antioxidantes que protegem a pele e evitam danos causados pelo sol.
2- Cuidado com tratamentos de pele muito agressivos no verão:
Tratamentos de pele muito agressivos, com laser e produtos químicos, podem aumentar a sensibilidade da pele e ocasionar manchas irreversíveis se tomarmos muito sol. É aconselhável evitar estes tratamentos durante esta estação, a não ser que sejam extremamente necessários e, se for o caso de faze-los, evitar ao máximo a exposição ao sol.
Um conselho importante é fazer periodicamente, esfoliação com sabonetes específicos para eliminar células mortas e renovar a pele. Faça principalmente no rosto, uma vez por semana.
3- Uma ducha depois da praia:
Para remover a água salgada que desidrata a pele e causa fissuras que podem permitir a entrada de microorganismos, é sempre bom tomar uma ducha com água doce e em seguida hidratar bem nossa pele com o protetor mesmo ou com uma loção pós sol.
4- Evite as horas de sol muito forte:
Os períodos em que o sol está muito forte trazem maiores riscos à saúde, principalmente pela maior intensidade na emissão de raios UV. É aconselhável que se evite tomar sol direto nestes horários, que são das 10h as 16h. Proteja-se no guarda-sol ou em quiosques, coloque roupas longas, chapéus e óculos escuros. Se estiver na praia, vá para debaixo do guarda sol e fuja do risco de insolação, queimaduras graves e do tão perigoso câncer de pele.
5- Protetor solar diariamente:
Esta dica não é só para o verão. Muita gente acha que só deve usar protetor quando for para a praia ou para a piscina e esquece que durante o dia estamos expostas aos raios UV constantemente. Use protetor de boa qualidade e com fator de proteção adequado ao seu tom de pele. Se for tomar sol mesmo, na praia ou piscina, aplique o protetor meia hora antes e reaplique a cada 3 horas.
Caso queira obter um bronzeado, use protetores com fator mais baixo, 4 ou 8fps, que já irá te proteger o mínimo necessário e permitir que sua pele bronzeie sem riscos.
6- Pele limpa, hidratada e seca:
No verão a gente sua demais e a tendência é que com o acúmulo de suor associado a água de piscina ou do mar, algumas partes no nosso corpo tenham uma tendência maior a ter fungos e bactérias que podem causar até alguns problemas na pele, como frieira entre os dedos dos pés, por exemplo. Aconselha-se que nesta estação, tome-se banho pelo menos 2 vezes ao dia, para eliminar o suor, evitando o uso excessivo de sabonete e de água muito quente, para que apele não fique muito ressecada.
O uso de sabonete antisséptico também é uma boa idéia e, após o banho, use um hidratante mais fluido, nas regiões mais suscetíveis ao ressecamento, como mãos, joelhos, cotovelos e pés.
7- Não se depile no dia que for tomar sol:
No dia ou na véspera que for tomar sol, evite fazer depilação pois nos locais recém depilados a pele fica mais sensível e podem ocorrer manchas escuras.
É recomendável que a depilação seja feita pelo menos 48 horas antes do banho de sol e, para efeitos mais prolongados da depilação, não faça com lâminas, já que 2 dias depois os pelinhos começam a aparecer novamente, procure fazer com cera ou a laser, que removem os pelos pela raíz.
8- Consuma muito líquido:
Devemos nos hidratar muito no verão e nossa pele reponde bem a uma dieta com bastante água, ficando com um aspecto mais saudável e com mais elasticidade.
Deve se consumir de 2 a 3 litros de água por dia. Pode ser água mesmo, sucos, chás e alimentos ricos em água. Evite o consumo em excesso de bebidas alcoólicas que aceleram a desidratação e prejudicam deste modo a pele também.
Uma dica que pode ser interessante é o consumo de água detox. Já postamos sobre isto em nosso blog, confira neste link: https://driferraz.com.br/agua-detox-voce-conhece/
Meninas, espero que estas dicas ajudem vocês a curtirem ainda mais esta estação deliciosa que é o verão, de forma saudável e sem riscos à saúde. Consultem sempre que necessário um profissional competente, como um médico dermatologista e um nutricionista, para acompanharem com os cuidados com a pele e com a alimentação, e usem sempre produtos de qualidade, com selos de aprovação dos órgãos competentes.
Tenham todas uma ótima semana, bjinhos da Dri!
Fontes:
https://www.tuasaude.com/10-dicas-de-cuidados-com-a-pele-no-verao/
Youtube: Canal “Tua Saúde”
https://www.drogarialiviero.com.br/blog/cuidar-da-pele-no-verao/
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/