Alimentos termogênicos são aqueles que, em comparação a outros, consomem uma quantidade relativamente grande de energia para serem digeridos pelo organismo e, por isso, auxiliam na perda de peso.
Existem suplementos termogênicos e alimentos termogênicos naturais. Os suplementos podem não atender aos objetivos, pois são projetados para a perda de peso e não a queima de gordura. Se sua intenção for queimar a gordura e obter energia para a atividade física, os suplementos não são ideais para ajudar nisso.
Os alimentos termogênicos naturais, por outro lado, são mais seguros. Gengibre, hibisco, nozes e pimenta são alguns exemplos. Neste post, fizemos uma compilação com uma lista completa de 12 melhores alimentos termogênicos para inserir na dieta.
Todo alimento gasta energia e calorias para ser digerido, porém alguns trazem o benefício de um gasto maior de energia e portantofaz com que nosso corpo se aqueça mais para a digestão. Daí a nomenclatura de “termogênico”. Outros alimentos, além deste benefício, tem elementos que contribuem para o aumento do gasto calórico e do metabolismo basal. Vamos listar aqui, alguns destes alimentos com seus benefícios, mas lembre que a consulta a um nutricionista antes de iniciar uma dieta é fundamental para evitar riscos desnecessários para a tua saúde ok.
- Aveia, quinoa e arroz integral. Estes alimentos são ricos em fibras e possuem um baixo índice glicêmico, ou seja, exigem uma digestão mais lenta para se transformarem em glicose, fazendo com que o corpo trabalhe bem mais para digeri-los. São ótimas aquisições a um cardápio de quem pretende ter uma dieta de perda ou controle de peso, além de serem extremamente saudáveis.
- Pimentas: A “capsaicina” é o ingrediente que dá a sensação de ardência nas pimentas e em outros alimentos e este elemento quando ingerido faz com que nosso corpo aqueça-se e facilite a transpiração. Este processo faz com que a pimenta auxilie como um excelente termogênico na perda de peso. Mas consuma com moderação, especialmente se você tem algum problema digestivo.
- Canela: A canela é um alimento que prolonga a saciedade, ou seja, diminui o desejo de comer doces. Ideal para ser consumida pois também eleva a temperatura corporal. Estudos também mostram que, se consumida com um café por exemplo, prolonga em 4 vezes o tempo de ação da cafeína no organismo, otimizando os efeitos termogênicos da cafeína. A liberação de insulina pelo pâncreas também é regulada com o consumo da canela. No entanto, a cumarina, que é o elemento termogênico da canela, não deve ser consumida em doses elevadas pois pode causar sérios danos ao fígado.
- Gengibre: O gengibre tem em sua composição também a capsaicina, que existe nas pimentas, e auxilia muito no aumento da temperatura e do metabolismo. Pode ser consumido in natura, em conserva, chás ou em pó, que mantém suas propriedades termogênicas.
- Cafeína: A cafeína tem efeitos estimulantes que auxiliam muito como termogênico e que, segundo estudos, auxiliam efetivamente na perda de peso. Alimentos ricos em cafeína como o café, o chá preto e o chá verde são indicados para este fim por nutricionistas. Mas consuma com moderação pois o consumo elevado poder causar problemas de insônia e ansiedade.
- Frutas ricas em vitamina C: A laranja, frutas vermelhas, limão, tangerina e tomate são alguns exemplos de frutas ricas em vitamina c, que ajuda a aumentar a resistência a infecções e também na absorção de ferro. Por serem de digestão demorada, também contribuem como termogênicas pois fazem com que o corpo se aqueça gastando mais calorias para digeri-las.
- Óleo de Coco: Os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco aumentam o metabolismo de forma significativa, fazendo alguns profissionais afirmarem ser este um alimento mais termogênico que as proteínas. No entanto, como a maioria dos óleos, seu consumo deve ser de forma moderada, pois é muito calórico.
- Nozes e castanhas: As nozes e castanhas contém proteínas, gorduras e fibras, o que faz destes alimentos, ótimas opções para a dieta em geral e como lanche pré, entre e pós treino. Porém as fibras presentes são o maior fator termogênico deste alimento.
- Hibisco: O chá de hibisco já foi comprovado em estudos que auxilia na redução de peso por ter fatores termogênicos altamente eficazes.
- Feijões: Os feijões são as leguminosas com maior fonte de proteína e fibras e portanto tem um baixo índice glicêmico e são excelentes na dieta de quem pratica atividade física. Eles auxiliam no aumento de massa magra e também tem digestão lenta, o que gera um efeito termogênico eficaz.
- Água gelada: O consumo de água gelada constantemente faz com que seu corpo trabalhe muito mais para se aquecer por dentro, criando assim um efeito termogênico excelente com grandes resultados em perda de peso e queima de calorias.
- Sementes de cominho: A semente de cominho auxilia na diminuição do colesterol ruim e também na redução de peso, graças aos antioxidantes e aos fitoesteróis presentes nestas sementes. Pesquisas demonstraram que o consumo diário de três gramas de cominho em pó, ingeridos por 3 meses, reuzem em muito o iíndice de massa corporal e a circunferência da cintura.
E aí meninas, gostaram destas dicas de alimentos termogênicos? Tem alguns que são tão simples que a gente nem imagina que ajuda na perda de peso né!? Até a próxima e bjinhos da Dri.
Fontes:
https://www.ecycle.com.br/termogenicos/
https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/16-alimentos-termogenicos/