De acordo com dados da OMS, a depressão é um mal que atinge mais de 300 milhões de pessoas. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, ela não é somente uma tristeza profunda, apesar da melancolia ser um dos muitos sintomas que podem acometer quem sofre de depressão. Uma pessoa diagnosticada com depressão tem, dentre outros sintomas, uma letargia constante e falta de ânimo para realizar tarefas das mais rotineiras. Com diferentes causas, que vão desde fatores externos, traumas e até problemas de metabolismo hormonal, dentre outros, a depressão traz muitos problemas, diminuindo a imunidade, levando a pessoa a ter pensamentos ruins, queda de auto estima, problemas de relacionamentos e em casos mais graves, até o suicídio.
Depressão é uma doença e ela tem que ser prevenida e tratada, acompanhada de profissionais competentes que irão decidir quais os caminhos melhores para o tratamento após o diagnóstico. Uma conscientização maior sobre as causas e sobre como tratar a depressão é importante, principalmente em tempos de pandemia, repletos de novos problemas, perdas e desafios.
Porém, estudos realizados com mais de 1,2milhão de pessoas por pesquisadores das universidades de Oxford e Yale, constataram que a atividade física tem efeitos muito benéficos no controle, prevenção e até no tratamento de casos de depressão. De acordo com os estudos, a prática de algumas modalidades trouxe melhora em até 22,5% dos casos de depressão, isto é uma comprovação que sair do sedentarismo traz mais este benefício para a saúde.
Sabemos que a atividade física regular aumenta a produção de serotonina, o hormônio do humor, e que também regula nosso sono, melhorando a produção de GH, o hormônio do crescimento, responsável pela regeneração celular. Além disso, melhoramos a nossa capacidade cardiorrespiratória, e consequentemente, todo o organismo passa a funcionar melhor. Isto vale também para todas as funções relacionadas com nossa mente, o que afeta diretamente na atenuação dos sintomas de quem tem depressão.
Os pesquisadores de Oxford e Yale também detectaram as atividades que trazem mais benefícios, as quais listamos abaixo:
- Esportes coletivos, como basquete, vôlei, futebol e beisebol;
- Ciclismo;
- Exercícios aeróbicos ou de ginástica;
- Ioga, golfe e outras atividades de menor impacto;
- Caminhadas;
- Corridas;
- Esportes de inverno ou aquáticos.
Dicas para ajudar no tratamento contra a depressão a partir de exercícios físicos
Algumas dicas podem ser essenciais para ajudar a pessoa com depressão a começar a praticar exercícios físicos com regularidade. São elas:
– É importante que a pessoa com depressão converse com antecedência com o profissional que irá acompanhá-la, pois deste modo se sentirá mais segura sobre como será o processo;
– Caso a pessoa queira fazer apenas 15 minutos de exercícios, é necessário que as pessoas a sua volta respeitem. Não é para existir pressão nesse momento! A intensidade dos exercícios vai ser aumentada de forma gradual e aos poucos;
– Ajudar a pessoa a estabelecer metas. Ao estabelecer metas, é possível que a pessoa fique ainda mais animada com a prática.
– Monte suas metas e inclua dias para descanso. Aos poucos, o ritmo pode aumentar ou diminuir. Avalie seus avanços.
– Dê início devagar, até para não se machucar. Conhecer e respeitar seus limites ajuda a não chegar a um nível de estresse muscular que desmotive ou enfraqeuça.
– Procure boas companhias para te acompanhar durante suas atividades. Boas amigas ou familiares que te encoragem são sempre bem vindas.
– Faça as atividades para você, divirta-se, não coloque competição exagerada ou a comparação com o resltado de outras pssoas.
– Divirta-se: Procure fazer destes momentos uma oportunidade para sorrir, para esquecer dos problemas e para trazer todos os efeitos positivos possíveis. Torne a atividade física algo prazeroso, um momento seu, para te ajudar na cura do corpo, mente e alma.
Separamos um vídeo em que o Dr Dráuzio Varella fala destes benefícios da atividade física no combate à depressão:
doutoragora.com.br/blog/cuidados-saude/como-vencer-a-depressao-com-atividade-fisica/ https://gntech.med.br/blog/post/esportes-atividades-fisicas-combate-depressao https://canaltech.com.br/saude/7-esportes-que-turbinam-a-mente-e-ajudam-a-combater-a-depressao-192516/ https://saude.abril.com.br/fitness/como-evitar-ou-tratar-a-depressao-com-exercicio/