É FIT ter um PET – 5 benefícios que um pet pode trazer para a sua saúde

Dia 14 de março é o dia nacional dos animais. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devemos ter com os animais, preservando seus habitats e garantindo a sobrevivência saudável e sustentável de todas as espécies.

Pensando nisso, lembramos dos nossos amiguinhos domésticos, cães, gatos, passarinhos, peixes e muito mais, que, além de serem uma agradável companhia para o dia a dia, também são de grande ajuda em vários aspectos da saúde física e emocional.

Muitos se enganam ao pensar que ter um bichinho em casa é perda de tempo e desperdício de esforços. Cuidar de um animal de estimação requer a prática diária de afeto e um exercício de responsabilidade, que são recompensados com muito mais que lambidas e uma carinha feliz com o rabinho abanando, por exemplo.

Coletamos em vários sites, blogs e estudos uma série de benefícios que os pets podem trazer para a sua saúde:

  • São excelentes contra o estresse:

Tanto em casa como no ambiente de trabalho, cuidar e manter um animal de estimação ajuda a distrair da rotina estressante do cotidiano e permite que mudemos o foco para algo que temos carinho. Isto faz com que consigamos respirar um pouco entre os problemas e ajuda a evitar o estresse e todos os problemas causados por ele.

No ambiente de trabalho, um estudo da Virginia Commonwealth University provou que cães ajudam a amenizar os fatores de estresse a tornam o trabalho mais satisfatório para os colaboradores.

Quem já experimentou a sensação de ter um amigo peludo de 4 patas deitado aos seus pés enquanto trabalha em home office pode comprovar a veracidade deste estudo.

 

  • Menos alergias:

O contato com animais de estimação como gatos e cães ajuda a fortalecer o sistema imunológico e faz com que diminuam ou mesmo sumam episódios de alergias. Em muitos casos, o convívio constante com os animais pode até ocasionar na reversão de casos graves de alergias pré-existentes em muitas pessoas. É comum uma pessoa que diz durante muitos anos espirrar quando chega perto de um gato, afirmar que perdeu esta alergia quando passou a ter um bichano dentro de casa como animal de estimação.

 

  • Auto estima:

“Para um cão, você não precisa de carrões, de grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significavam nada para ele. Um pedaço de madeira já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?”

Esta frase, do filme Marley e Eu, explica exatamente o que faz com que nossa auto estima melhore muito quando temos um animalzinho. A alegria e o amor incondicional que recebemos, sem julgamento sobre o que temos ou como estamos fisicamente, é muito especial para nossa auto estima. Sentir-se importante, especial, amado, isto tudo a gente consegue com um animalzinho de estimação.

 

  • Mais atividade física:

Um pet, como um cachorrinho, para se manter saudável, precisa de atividade física constante, como brincadeiras e longas caminhadas. Esta rotina faz com que os tutores tenham que mudar seus hábitos e caminhar com seus bichinhos, figindo assim do sedentarismo e trazendo benefícios importantes como melhora na capacidade respiratória, cardiovascular, muscular, liberação de endorfinas e hormônios que melhoram o sono dentre outros.

O passeio com seu dog é quase que uma terapia para corpo e mente, importante para os ambos e que deve ser valorizada como tal.

Para idosos, um animalzinho vai exigir que se movimentem mais e consequentemente saiam do sedentarismo, melhorando em muito a qualidade de vida.

 

  • Redução da obesidade:

O convívio com animais de estimação e a estimulação constante de movimentos e atividade física auxilia no combate à obesidade em todas as fazes da vida.

Um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, comprovou que crianças que conviveram com cães e gatos nos primeiros sete anos de vida tem em seus intestinos duas vezes mais a quantidade de um tipo de bactérias que ajuda a reduzir a obesidade.

Experimente manter uma dieta saudável para você e seu pet e ensine o a te acompanhar durante suas atividades como correr ou caminhar. O que para você pode ser algo difícil, para ele se tornará uma experiência muito gratificante.

 

Então, como vimos, existem muitas coisas boas que seu pet pode trazer para a sua saúde. Mas lembre-se que estes amiguinhos são para toda a vida, cuide bem deles alimentando-os, higienizando corretamente, passeando e brincando regularmente que, com certeza, eles retribuirão muito com seu amor e terão em você a coisa mais importante da vida deles.

Um bjinho da Dri e vê se sai logo deste celular ou computador e vai passear com seu pet!

 

Fontes:

www.youtube.com

https://foxvet.com.br/3-situacoes-que-comprovam-que-os-pets-fazem-bem-para-a-saude/

https://www.ung.br/noticias/descubra-5-beneficios-que-os-animais-de-estimacao-trazem-saude

https://bebe.abril.com.br/saude/8-beneficios-do-convivio-com-animais-de-estimacao-para-as-criancas/

https://www.petlove.com.br/dicas/personalidade-pai-humano-influencia-comportamento-canino

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this