A gente sabe que a atividade física tem que ser um hábito, e que devemos praticar regularmente visando o nosso bem estar. Mas também é preciso saber se estamos fazendo corretamente os exercícios, sejam eles quais forem, temos que mensurar se estamos conseguindo resultados com a nossa rotina.
Uma atleta, mesmo que amador, vai superando etapas no seu treino e conseguindo atingir resultados maiores conforme o tempo vai passando, chegando a marcas muito superiores que as que ele tinha quando começou.
Para nós, visualizar os resultados do nosso esforço, além de garantir que estamos indo pelo caminho correto, é um combustível que melhora muito nossa motivação a continuar evoluindo e treinando cada vez melhor.
A primeira coisa que os profissionais de educação física recomendam em unanimidade, é que você faça uma avaliação física completa antes de iniciar qualquer atividade, para saber como estão suas medidas, sua resistência física e capacidade cardiorrespiratória, dentre outras coisas. Com estes dados em mãos, fica mais fácil definir objetivos coerentes e conferir como está a nossa evolução.
Separamos aqui uma compilação de 4 indicadores que mostram que nosso treino está sendo efetivo:
-
Está ficando fácil:
Depois de um tempo a gente consegue correr a mesma distância em menor tempo e sem cansar tanto como no início, ou mesmo conseguimos completar a série de musculação com o mesmo peso e sem cansar nas repetições finais, o peso acaba ficando mais leve pra gente. Isso indica que nosso corpo já se adaptou àquele estímulo e já criou um condicionamento suficiente para ele. E agora seriam necessários estímulos superiores ou diferentes para que possamos sair da zona de conforto e continuar aumentando os resultados.
Normalmente, uma série de exercícios tem que ser trocada entre 3 e 4 semanas, pois é o ciclo que o corpo leva para se acostumar e adaptar-se aos estímulos, condicionando-se. A troca nas séries com mudança de exercícios, de distâncias ou ritmo, e até aumento nos pesos faz com que o corpo volte a trabalhar com maior intensidade e consequentemente a se condicionar em patamares maiores que os iniciais.
Quando teu treino ficar muito fácil, peça ao profissional que estiver te orientando para avaliar a mudança no seu treino.
-
Melhora no sono:
Os exercícios físicos ajudam o corpo na produção de hormônios que aumentam a sensação de prazer, como a serotonina. Ela é importante pois também é convertida em melatonina, um hormônio que age diretamente na qualidade do nosso sono.
Treinos bem realizados e que nos estimulem corretamente, trazem o benefício de boas horas de sono, o que favorece na qualidade de vida, na saúde e também acelera os resultados dos treinos.
Nunca menospreze os momentos de descanso, já que são neles que o corpo se recupera e reconstrói as fibras musculares.
-
Mudanças corporais:
O espelho, a baçança e a fita métrica são grandes aliados na percepção dos resultados de nossa atividade física. Com os exercícios regulares, aumentamos nosso metabolismo e substituímos tecido adiposo (gordura), por massa magra (músculos). Com isso nossa aparência muda, perdemos medidas, roupas começam a ficar largas, ganhamos definição muscular etc.
Mas nem sempre perdemos muito peso, até porque músculo pesa mais que gordura. Por isso que é preciso usar mais que um instrumento para aferir as mudanças além de apenas usar a balança.
Outra dica importante é ficar atento aos platôs, momentos em que nosso corpo parece não mudar mais, nem em peso, nem em medidas. Nestes momentos percebemos que a rotina de exercícios precisa ser mudada, pois o organismo se acostumou com a série, por exemplo. É esta a hora de aumentar a intensidade e voltar a conseguir resultados novamente.
-
Dor muscular tardia:
A dor muscular depois de algumas horas da prática de atividade física é comum, por diversos fatores. E ela normalmente por permanecer por até 72 horas, dependendo da intensidade da atividade. Caso ela seja muito intensa ou não diminua com o tempo, procure um médico, pois pode se tratar de uma lesão.
Mas no caso da dor muscular decorrente da atividade física, com o tempo ela tende a diminuir ou até mesmo a não ocorrer. Isto é um indicador que os exercícios já estão ficando com pouca intensidade, que você já está ficando mais condicionada a eles.
Acompanhe os resultados da sua atividade física e controle também a alimentação de forma adequada para que possa atingir seus objetivos de forma saudável e eficaz. Mas lembre-se que nada acontece do dia pra noite, não existe fórmula mágica pra emagrecer ou pra ganhar músculos, por exemplo, apesar de existirem profissionais sem ética que prometem isto. Respeite seus limites e busque sempre a ajuda de profissionais sérios para acompanhar a sua mudança de vida. Um bom educador físico, um médico de confiança e experiente e um nutricionista capacitado são indispensáveis para todo atleta, amador ou profissional.
Espero que estas dicas sejam úteis pra todas vocês! Bjinhos da Dri.
Esta é uma compilação de dicas de diversos profissionais encontradas em sites especializados. Para maiores e mais aprofundadas informações, consulte sempre profissionais formados e devidamente cadastrados em seus conselhos profissionais.
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=0LcfsVMyj5s
https://boaforma.abril.com.br/fitness/4-taticas-para-descobrir-se-seu-treino-esta-surtindo-efeito/