Muitas de nós que procuramos levar uma vida com comportamentos e hábitos mais saudáveis, incluímos em nossos cardápios alimentos que também sejam saudáveis. Porém, de acordo com nutricionistas, nem sempre o que tem rótulo de light, diet ou saudável, é tudo isso o que se promete.
Separamos aqui uma compilação de alguns alimentos que devemos estar atentas em nossas dietas, alguns são tão calóricos quanto suas versões normais, e outros não tem tantos benefícios quanto prometem, ou quanto a etiqueta mais cara diz prometer.
- Sal rosa do Himalaia: Os índices de fósforo, zinco e bromo, contidos neste sal, são tão baixos que para consumi-los em quantidade suficiente, teríamos que ingerir mais sal que o recomendado diariamente. E a quantidade de sódio deste sal não é tão menor que a do sal de cozinha comum. É melhor substituir o sal por outras especiarias ou adequar nosso paladar para alimentos menos salgados mesmo!
- Tapioca: A tapioca é uma das queridinhas de quem faz dieta pois não contém glúten e quase nada de gordura, porém seu índice glicêmico é muito alto, transformando-se em glicose de forma muito rápida. Isto pode ser prejudicial para diabéticos, obesos e pessoas com problemas metabólicos. Deve se tomar muito cuidado com recheios, que podem ser o vilão do prato.
- Barras de cereal: Prometem fibras e um lanche leve e saudável mas estas barrinhas podem ser tão calóricas quanto uma barra de chocolate e muitas contém castanhas, o que pode ser perigoso para pessoas alérgicas. Não abuse de barrinhas, consuma moderadamente e apenas uma.
- Óleo de Coco: Por ser de origem vegetal, é livre de colesterol, mas o óleo de coco tem grande quantidade de ácido láurico, que pode se acumular em placas no sistema circulatório, causando sérios problemas cardíacos. Procure substituir por azeite de oliva, óleo de canola ou óleos de boa qualidade, e use em quantidades moderadas também.
- Peito de Peru: Apesar de menos sódio e calorias reduzidas em relação ao presunto, por exemplo, o peito de perú também faz parte do grupo dos alimentos embutidos, que contém muitos aditivos químicos, conservantes e corantes, que são prejudiciais à saúde e em certas quantidades, podem até ser cancerígenos.
- Torradas e biscoitos integrais: Apesar de serem ótimas opções para substituir a farinha branca, os alimentos integrais ainda tem muita caloria e gorduras, portanto consuma-os de forma moderada.
- Granola: Dependendo da composição, podem ser muito calóricas e conter açúcares em excesso. Tem um incide glicêmico alto também e muitas vezes podem engordar sem saciar o suficiente. Tem valores alimentares bons, pois contém grãos, fibras e frutas secas, mas como muitos outros alimentos, consuma de forma moderada.
- Sucos de caixinha: Cuidado, pois muitos destes sucos tem uma quantidade enorme de açúcar em sua composição, além de não ser tão naturais assim, por conter corantes, aromatizantes e realçadores de sabor, com muito pouco suco natural.
Existem muitas versões mais saudáveis de alguns destes alimentos que citamos, e alguns deles não são de todo mal para uma dieta moderada, Recomendamos que leiam os rótulos e se informem com um nutricionista sobre quais as melhores opções para montar um cardápio realmente saudável.
Esperamos que estas dicas sejam úteis para todas vocês! Até a próxima, bjinhos da Dri!
Fontes:
http://www.viladeutopia.com.br/cinco-alimentos-que-nao-sao-tao-saudaveis-quanto-parecem/
https://forbes.com.br/colunas/2019/04/8-alimentos-saudaveis-que-podem-nao-ser-tao-bons-assim/#foto8