Já reparou que quando ouvimos determinada música quando estamos treinando, parece que nosso desempenho aumenta com as batidas do som? Pois é, de acordo com diversos estudos, isto pode ser realidade. Veja aqui como a música pode ajudar você na hora da prática de atividades físicas.
-
Foco:
A música certa durante a atividade física te auxilia a manter o foco no treino, sem distrações com sons exteriores. Para exercícios de meditação e alongamento, isto é fundamental e músicas calmas com compassos longos possibilitam que você acompanhe com a respiração o ritmo da música.
-
Motivação:
Ouvir aquela música que você gosta, que tem história pra você, é algo que pode te motivar e te fazer superar limites no treino. Batidas empolgantes, como está provado em estudo da universidade de Caxias do Sul, fazem com seu ritmo acompanhe a música, te distraem da fadiga e acabam por trazer maiores resultados. Um corredor por exemplo pode diminuir seu tempo ouvindo música, ou um atleta de musculação pode aumentar as repetições ou o peso das suas séries, dependendo da música que estiver ouvindo. Além disso, para quem não curte muito malhar, ouvir músicas pode ajudar a deixar a falta de vontade de lado e tornar o ato da atividade física mais prazeiroso.
-
Diminuição do cansaço:
A música correta ajuda na recuperação e na diminuição do cansaço durante e após o treino. É claro que isto não vale para treinos que exigem mais que 85% da sua capacidade cardiorespiratória, mas para os treinos do dia a dia, a playlist correta vai te ajudar muito na recuperação e incrementar seu rendimento.
Escolha sua playlist de acordo com o treino que irá fazer, com músicas adequadas ao ritmo da atividade que irá praticar. Músicas calmas para atividades calmas como meditação, alongamento ou pilates, e músicas mais agitadas para umca corrida com maior intensidade ou para um treino mais puxado, por exemplo.
Várias plataformas de streaming já tem playlists prontas, como o Spotify, Deezer, Youtube Music, desenvolvidas por eles mesmos ou de usuários que você pode acompanhar e ouvir, ou você mesmo pode montar as suas playlists.
Não perca tempo, carregue seu smartphone, escolha um bom fone de ouvido e coloque mais música na sua rotina de treinos. Você vai ver que ficará muito mais divertido e mais eficiente treinar ouvindo músicas.
Se quiser, a gente tem algumas playlists que criamos no Spotify que você pode ouvir durante seus treinos. Segue a Dri Ferraz lá na plataforma! https://spoti.fi/2YechW2
Bons treinos e muita música pra vocês! Bjinhos da Dri.
Fontes:
https://gooutside.com.br/musica-durante-o-exercicio-fisico/
https://www.efdeportes.com/efd122/exercicio-fisico-e-musica-uma-relacao-expressiva.htm
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-91452010000200004