Um dos maiores mitos que costumamos escutar é que a prática de musculação engorda. Isso é um engano, já que os exercícios de ganho de massa muscular como a musculação, são grandes aliados e altamente eficazes na redução da obesidade.
Um dos primeiros conceitos que temos que entender é o conceito de metabolismo basal. Simplificando, ele consiste em quantas calorias seu corpo precisa para se manter por um dia, em repouso, sem atividade física. Para calcula-lo, leva-se em consideração a sua altura, peso e idade, e ele é diferente em homens e mulheres. A perda de peso ocorre quando existe um déficit calórico, onde consumimos menos calorias que precisamos por dia, fazendo com que nosso corpo queime a gordura acumulada para transforma-la em energia.
Veja neste link uma calculadora de Taxa de Metabolismo Basal:
http://unimed.coop.br/portalunimed/aplicativos/tmb/
E como conseguimos este déficit calórico?
Podemos conseguir com dietas restritivas, com refeições que tenham poucas calorias, reduzindo os grandes inimigos que são o açúcar, gorduras e carboidratos. Também podemos aumentar nosso gasto calórico diário com a prática de exercícios, fazendo com que nossa necessidade diária de calorias aumente.
Neste segundo caso, os exercícios podem ser diversos, como caminhada, natação, corrida, aulas de bike, etc. E a musculação entra nesta lista com uma série de benefícios para ajudar no emagrecimento.
Quando fazemos exercícios aeróbicos, por exemplo, a queima de calorias que é alta, para quase que imediatamente após o término do treino, enquanto que com a musculação, como existe uma quebra de fibras musculares que precisam ser repostas pelo organismo, a queima de energia nesta reconstrução muscular continua por até 48 horas depois do término do treino.
Outro segredo que não te contam sobre a musculação é que músculo gasta mais calorias que gordura, logo se substituirmos a gordura corporal por massa magra, músculos, aumentamos nosso metabolismo basal, fazendo com que o déficit calórico ocorra com mais facilidade, acelerando o emagrecimento.
Em algumas situações, quando já estamos mais magras, pode acontecer que o nosso peso aumente um pouco se ganharmos mais massa muscular, mas não se desespere, você não engordou, está simplesmente ganhando músculos. Nessa hora, perceba sua evolução com uma avaliação física, com a fita métrica e até mesmo com o espelho!
Não estamos aqui fazendo um incentivo para que você só faça musculação, mas sim que procure aliar ao seu treino uma série bem montada de musculação que irá também te ajudar no aumento da performance e, se bem orientada, até ajudar a prevenir lesões e melhorar sua silhueta e postura.
O uso de suplementos que aceleram o metabolismo pode ser útil também mas procure orientação, já que para algumas pessoas com problemas cardíacos por exemplo, pode ser um risco sério à saúde.
Lembre-se que não existe fórmula mágica para o emagrecimento, existe sim uma união de força de vontade, determinação, exercícios bem orientados e uma dieta balanceada. Procure sempre a orientação de um médico, um profissional de educação física e um nutricionista para que este processo seja seguro e duradouro.
Bora puxar ferro pra perder umas gordurinhas e aumentar nossa autoestima? Que tal incluir a musculação na sua rotina? Manda nos comentários o que achou deste post e se você já teve sucesso emagrecendo com a musculação, conta pra gente como foi.
Até a próxima e bjinhos da Dri!
Fontes:
https://www.dicasdemulher.com.br/musculacao-emagrece/
http://unimed.coop.br/portalunimed/aplicativos/tmb/