Ao praticar uma atividade física, a sua qualidade de vida melhora pois reduz os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de melhorar muito o seu emocional.
O Stress também é combatido quando realizamos algum esporte, pois a quantidade de hormônios relacionados a ele cai drasticamente, aumentando a sensação de bem estar e diminuindo a depressão e a ansiedade.
Seu sono também é beneficiado, e com melhores noites dormidas, a saúde física e mental também são influenciadas beneficamente.
Mas não deixe se desanimar. Mantenha o foco e estabeleça metas reais, alcançáveis de acordo com seu físico, idade e tempo. Escolha atividades que te dão prazer e procure exercitar-se pelo período da manhã.
Separamos aqui 5 exercícios básicos que devem te ajudar a começar a treinar em casa mesmo e que te trarão ótimos resultados.
- Flexões de braço: As flexões de braço podem ser realizadas sob o apoio da ponta dos pés ou dos joelhos, dependendo do seu condicionamento, mas são excelentes para os músculos superiores, principalmente peitorais, deltoides (ombros) e tríceps. Faça 3 séries com 10 a 15 repetições cada.
- Polichinelos: São excelentes para auxiliar no aquecimento cardiorrespiratório e para melhorar a coordenação motora. Aumentam também a resistência. Apesa de existirem muitas variações, a mais básica é saltar abrindo e fechando as pernas alternadamente e subindo e descendo os braços, sincronizando com as pernas. Faça sempre com os joelhos semi-flexionados para evitar lesões .Execute por 30 segundos a 2 minutos, por 3 séries.
- Prancha abdominal: Este exercício estacionário e que trabalha os músculos do “core” abdominal e lombar de forma isométrica é excelente para melhorar a postura e ajudar no fortalecimento da região das costas e do abdômen. Faça com os cotovelos ou joelhos apoiados e estique-se sob a ponta dos pés deixando seu corpo esticado acima do solo de maneira reta, contraindo a musculatura por todo o tempo do exercício. Mantenha por 15 a 30 segundos depois relaxe. Repita de 3 a 5 vezes.
- Agachamento livre: O exercício que mais fazemos durante o dia é o agachamento. Ao levantarmos de uma cadeira estamos fazendo um agachamento, por exemplo. Fazer este movimento de descer o corpo e subir, como se fosse sentar-se e levantar, ajuda muito no condicionamento e fortalecimento dos músculos das pernas e contribui muito na melhora da mobilidade, além de ser um ótimo queimador de calorias. Faça de 10 a 20 repetições e repita por 3 a 4 séries.
Estes são exercícios bem básicos e simples que podem ser feitos sem pesos ou equipamentos e são ideais para quem está começando ou não pode sair para treinar. Se achar fácil, aumente a intensidade com mais repetições, tempo de execução ou com movimentos mais lentos e concentrados.
Acompanhe sempre sua evolução com uma balança, fita métrica e até mesmo fotos de corpo inteiro de quando começou a treinar e veja como progrediu, repetindo estas medições algumas semanas depois.
Nunca comece a treinar sem consultar antes um médico e sem a orientação de um profissional de educação física, é muito mais seguro para a sua saúde ter este tipo de orientação.
Gostou destas dicas que separamos para você? Então coloque em prática e corra em busca de uma vida mais saudável. Bjinhos da Dri.
Fontes:
https://stories.agazeta.com.br/bem-estar-e-saude/erros-de-exercicios-feitos-em-casa-0421
https://www.agazeta.com.br/revista-ag/vida/5-exercicios-para-montar-sua-serie-ao-treinar-em-casa-0321
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/23/exercicios-para-fazer-em-casa-treino-para-queimar-calorias-na-quarentena.htm