Mitos e verdades sobre o treino em casa.

Com o fechamento temporário das academias e clubes, nós todas tivemos que nos adaptar para continuar com a prática de atividades físicas, aprendendo a treinar em casa mesmo, com o que tivéssemos a mão. Esta limitação proporcionou uma nova visão da atividade física, onde ela pode ser realizada em todo lugar, bastando apenas a força de vontade, uma boa orientação e criatividade.

Para desvendar mitos e verdades sobre os treinos em casa, selecionamos algumas dicas para quem busca cuidar da saúde e melhorar a performance do corpo. Veja que existem mitos e verdades, e que saber o que é certo, pode trazer muito mais resultados positivos para seu treino, onde quer que seja.

  • Treinar em casa é diferente da academia?

Mito. O treino em casa pode ter exercícios mais limitados porém se executado corretamente pode trazer os mesmos resultados do treino na academia. Muitos dos treinos básicos são excelentes para iniciantes e para a manutenção do condicionamento.

  • Para emagrecer temos que treinar até a exaustão?

Mito. Perder peso é o resultado de uma alimentação balanceada e controlada, aliada com uma queima calórica que pode ser incrementada com a prática de exercícios. Treinar demais, além do nosso limite, pode ser danoso a nossa saúde. É melhor treinar com regularidade, alternando diferentes grupos musculares e tipos de exercícios, sempre respeitando o seu condicionamento.

  • Só perde peso quem faz exercício aeróbico?

Mito. Tanto aeróbicos como os exercícios de força auxiliam na perda de gordura corporal. Os treinos de hipertrofia, por exemplo, aumentam o metabolismo basal, fazendo com que seu corpo, com mais massa muscular, gaste mais energia por dia, gerando uma perda de gordura mesmo em repouso, enquanto os exercícios aeróbicos tem uma queima calórica mais concentrada na hora do exercício. O importante é manter a rotina a longo prazo das atividades.

  • Alongamento previne lesões?

Mito. Alongar-se auxilia no aquecimento e faz com que a circulação sanguínea aumente nas regiões trabalhadas, porém não existe nenhum estudo que comprove que a prática está ligada à prevenção de lesões. Um corpo mais flexível tem melhor mobilidade, porém alonga-se em excesso antes de exercícios de muito impacto pode até ser prejudicial em alguns casos. De qualquer forma, consulte um profissional de educação física para te orientar sobre quais e quanto deve fazer de alongamento em seus treinos.

  • São necessários 30 minutos de exercícios por dia?

Mito. Para uma qualidade de vida melhor, qualquer exercício é melhor do que nenhum. Não é o tempo que é o mais importante, mas o que e em qual intensidade. Prepare um programa específico para você, seu biótipo e seu condicionamento, que você obterá resultados eficazes e sem riscos.

  • Pular corda e correr pode prejudicar os joelhos?

É delicado falar deste assunto. As articulações dos membros inferiores sofrem mais desgaste de acordo com nosso peso e com a nossa idade, e devem ser observadas ao realizar exercícios de maior impacto para evitar lesões mais graves. Também devemos consultar um médico especialista caso tenhamos dores constantes que limitem movimentos. Antes de realizar qualquer rotina de treinos, faça uma avaliação física e procure a ajuda de um educador físico.

  • É melhor beber água que isotônicos?

Verdade. Hidratar-se com água é o suficiente para quando estamos treinando e nosso organismo na maioria dos casos consegue suprir com as reservas glicêmicas o suficiente para manter a glicemia sanguínea, em atividades mais cotidianas. Apenas cuidado quando for realizar algo muito extenuante e evite treinar em jejum intenso, de muitas horas.

  • Treinar todos os dias emagrece?

Depende. O treino regular, se aliado a uma boa dieta é recomendável para emagrecer, porém se você continuar comendo muito mais calorias que o que gasta treinando, e não tiver uma dieta regrada, o treino não será suficiente para a perda de peso.

  • Roupas podem ter influência no rendimento?

Verdade. A tecnologia pode auxiliar na sua performance. Estamos falando de tênis adequados para o seu esporte, roupas inteligentes, até equipamentos e acessórios que podem favorecer a sua prática de exercícios. Mesmo coisas simples, como a escolha de roupas confortáveis e que permitam a pele “respirar”, já ajudam e muito quem está treinando.

  • Se eu treino muito não preciso fazer dieta?

Muitos atletas afirmam que o resultado se obtém com um equilíbrio entre treinos corretos e uma alimentação saudável e controlada. Não é porque você está treinando muito que pode chutar o balde a semana toda. Controle-se, lembre que seus objetivos serão alcançados se você focar seus esforços em todas as áreas de tua vida, como um bom treino, boa alimentação e descanso de qualidade.

 

 

Meninas, viram que existem muitos mitos que precisam ser derrubados? Esperamos que seus treinos sejam aprimorados com estas informações e até a próxima. Bjinhos da Dri!

 

Fontes:

https://gshow.globo.com/moda-e-beleza/noticia/mitos-e-verdades-sobre-exercicios-fisicos-feitos-em-casa-descubra-como-melhorar-rotina-e-cuidar-da-saude-na-pandemia.ghtml,

https://www.dicasdemulher.com.br/mitos-e-verdades-da-academia/

https://corpoacorpo.com.br/fitness/treino-na-academia/20-mitos-e-verdades-sobre-academia/3550

https://www.youtube.com/channel/UCIQPHl1WKKTt9KkWyo_JNig

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this