Você já sabe algo sobre o treino HIIT?
É sobre ele que iremos falar neste post.
Sabemos que a prática regular de exercícios físicos traz grandes benefícios para a manutenção de uma vida saudável e com qualidade, aumentando até a longevidade. Existem várias rotinas de treino que diferem em intensidade e em objetivos. Porém uma modo de treinar tem ganho vários adeptos nos dias de hoje, aliando alta intensidade na execução de rotinas em um curto espaço de tempo, com pouco descanso entre as séries. Esta é uma forma resumida de definir o HIIT, sigla em inglês para treino intervalado de alta intensidade.
O HIIT não é um exercício novo, ele é um modo de execução diferenciado de vários tipos de exercícios. Seu objetivo é atingir, por um curto espaço de tempo e com muita intensidade, a capacidade cardiorrespiratória máxima seguida por um breve descanso, antes de repetir novamente a execução. Podem ser feitos diferentes exercícios, inclusive existem muitas formas de montar treinos de HIIT, mas uma característica que é comum a todos é que são treinos bem curtos, com no máximo 30 minutos.
Você deve estar pensando, como assim, só poucos minutos? Não se engane, o HIIT não é nada leve. São poucos minutos com intensidade máxima, que levam os praticantes a uma exaustão enorme, aumentando o metabolismo em níveis até 9x maiores que uma caminhada, por exemplo. Após um treino intenso de HIIT, você continua metabolizando em alta intensidade por até 48 horas!A esta características, os estudiosos de atividade física chamam de EPOC, sigla inglesa para “excesso de consumo de O² pós exercício, que é a capacidade de continuar consumindo oxigêncio e calorias por um grande período mesmo depois do treino terminado.
Por se tratar de um modo de treinar, o HIIT é bem eclético, ou seja, pode usar várias opções de exercícios para as séries. Pode ser feito com tiros, em corridas, ou com o peso do próprio corpo, em casa mesmo, sem a necessidade de aparelhos ou de pesos. Seja qual for o tipo da série, lembre-se que o treino tem que ser difícil, você tem que cansar mesmo, suar, se isto não acontecer, você não atingiu o seu limite.
Aqui estão alguns dos benefícios de uma rotina de treinos HIIT:
– Alta queima de calorias e consequente perda de gordura;
– Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
– Maior controle da glicemia e gordura no sangue;
– Protege a massa muscular;
– Treinos rápidos, ideal para quem tem pouco tempo para treinar;
– Pode ser realizado em qualquer lugar, com ou sem aparelhos;
– Maior sensação de bem-estar e melhora do humor.
Como se trata de uma atividade de grande intensidade, é necessário que você esteja bem de saúde e que execute os exercícios de forma correta para evitar lesões ou algum problema de saúde mais grave. Antes de começar, como deve ser feito com qualquer treino, procure um médico, peça o acompanhamento de um educador físico e procure aliar tudo isso com uma alimentação balanceada, preferencialmente montada por um nutricionista. Não corra riscos desnecessários tentando começar a treinar sem estes acompanhamentos profissionais.
E então, gostaram destas informações que buscamos para vocês sobre o HIIT? Muito obrigada por nos acompanhar e até a próxima. Bjinhos da Dri!
Fontes:
https://www.tuasaude.com/hiit/
youtube.com/atualidadefitness