Ficar em casa talvez, ficar parada nunca!

Sabemos que estes não são tempos fáceis pra ninguém. A pandemia que atingiu a todos nós em cheio fez com que mudássemos hábitos e que ficássemos muito mais em casa. Em certas situações, até academias e parques foram fechados, impossibilitando o treino regular que muitas de nós estávamos acostumadas a fazer. Mas isto não é desculpa para ficar parada e ceder ao sedentarismo, até porque o condicionamento físico tem muitos benefícios mesmo para a imunidade, algo tão importante para todos, nestes dias.

Faça a você mesma uma pergunta e responda com sinceridade: Você se cuidou neste último ano?

Se a resposta foi não, ou foi que cuidou de sua saúde menos do que deveria ou estava acostumada, saiba que isto foi comum para muitas pessoas. A ansiedade tomou conta de muitas e a alteração na rotina, fazendo com que ficássemos quase o tempo todo em casa, distanciadas, fez com que entrássemos em um estado de letargia, causada até por não saber exatamente como proceder.

Mas o sedentarismo tem que ser combatido, e podemos usar de criatividade e força de vontade para voltar a forma, recuperando o condicionamento e fortalecendo nosso organismo e nossa mente. Adote novos hábitos e encontre fatores motivadores que te incentivem diariamente.

 

  • Continue de mexendo:

Encontre novas formas de se exercitar com o que tem a mão, mesmo dentro de espaços pequenos. Faça uma rotina com alongamentos, cárdio e exercícios para o fortalecimento muscular. Algumas dicas de exercícios podem ser pular corda, correr no lugar, burpee, flexões diversas, abdominais, agachamentos e pranchas. Você pode variar, usando o que tem em casa como equipamento, um cabo de vassoura, garrafas pet com água, sacolas de compras com algo que pese dentro.

O importante é fazer de forma segura e dentro do seu limite e ir evoluindo a cada dia. Procure a orientação de um professor ou personal, ou acompanhe aplicativos e sites sérios que podem te orientar e guiar as suas atividades.

 

  • Cuida da alimentação:

É difícil ficar em casa o dia todo e não buscar petiscos e guloseimas. Tome cuidado com este hábido que aumenta a ingestão de calorias e de alimentos processados que são grandes vilões da dieta de todas nós. Deixe ao alcance snacks saudáveis, faça refeições balanceadas e procure seguir a regra de 5 refeições pequenas diariamente, intervaladas de 3 em 3 horas.

Capriche no café da manhã e consuma muitas fibras e proteínas. Fuja de alimentos processados, gorduras demais, frituras e excesso de carbohidrados. Veja em nosso blog outras dicas de receitas saudáveis bem fáceis e também dicas de dieta e alimentação que irão te ajudar bastante.

 

  • Divirta-se enquanto treina:

Encontre formas de deixar seu treino diferente e mais animado. Crie playlists novas com músicas que você curte. Encontre parceiras virtuais para compartilhar experiências de treino e até mesmo para competir um pouco. Uma disputa saudável não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Coloque pequenas metas para se atingir e comemore a cada conquista com pequenos prêmios como mimos por exemplo uma roupa nova ou um tênis que você só irá comprar se conseguir fazer 30 dias direto de atividade física.

Varie os exercícios, busque novas e diferentes formas de realizar as suas atividades. Novamente, você pode encontrar isso com profissionais ou com aplicativos. Experimente dançar com intensidade para substituir uma rotina de pular corda, talvez. Saia pra rua, com máscara e evitando aglomerar-se, para uma caminhada, exercício ou corrida leve, ar puro também faz bem!

Fazendo isso, sua mente irá abstrair a maçante rotina repetitiva de exercícios e acabará te ajudando a manter a motivação, fazendo com que alcance resultados mais satisfatórios e com mais rapidez.

 

  • Já experimentou o HIIT?

O HIIT (High Intensity Interval Training) é uma prática de exercícios com alta intensidade realizada de forma intervalada rapidamente e em um período bem curto, por volta de 30 minutos, sem muito descanso, que faz com que o metabolismo acelere de forma altíssima. O alto impacto desta atividade faz com que o organismo, para se recuperar, continue queimando calorias durante um longo período, mesmo depois do treino. Por ser um treino rápido, é ideal para quem não tem muito tempo!

Procure se informar sobre sequencias para o seu nível de condicionamento e experimente o HIIT.

 

 

  • Hábitos saudáveis aumentam a Imunidade:

Só isso já é motivo para você sair da frente do computador ou do celular agora mesmo e começar a se exercitar. Vários estudos tem comprovado que pessoas ativas, que não são sendentárias, com alimentação saudável e com IMC abaixo de 30 tem menor risco de evoluir ou mesmo de contrair várias doenças. Mas cuidado, pois a contramão também existe! Exercícios muito extenuantes, com muito desgaste, podem diminuir a imunidade, mesmo que por um período curto, quando seu corpo está tentando se recuperar. Então, faça atividades dentro do seu limite, evolua com o tempo e respeite-se. Siga as orientações de realizar 150 a 200 minutos de atividade física semanal, que representam 30 minutinhos 5 dias por semana ou aproximadamente 1 hora por 3 vezes.

Se você trabalha sentada, levante-se a cada 20 minutos para alongar-se um pouco e para deixar a circulação fluir melhor. Respire profundamente, durma e descanse bem, sem barulho para que sua recuperação seja eficaz.

Ser saudável na maioria dos casos é sim uma opção que tem que partir de você. Lembre-se que sua saúde é um dos seus bens mais caros e que tem que ser cuidada regularmente para ser mantida.

 

Então, meninas, gostaram destas dicas? Espero que tenham sido valiosas para que vocês busquem uma vida mais saudável. E lembrem sempre que a atividade física tem que ser acompanhada por profissionais competentes e com formação adequada, nunca comecem a se exercitar sozinhas e sem orientação e acompanhamento. Até a próxima e  bjinhos da Dri!

 

Fontes:

https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/exercicios-fisicos-imunidade-e-o-combate-a-covid-19/#:~:text=Atividade%20f%C3%ADsica%20moderada%20aumenta%20a,conselhos%20a%20quem%20estava%20parado&text=Nunca%20se%20falou%20tanto%20em,seu%20sistema%20imune%20aumentou%20significativamente

https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/paola-machado/2021/03/09/preste-atencao-nos-novos-habitos-que-adquiriu-ficando-em-casa.htm

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/02/19/seis-taticas-comprovadas-pela-ciencia-para-acelerar-os-resultados-do-treino.htm?utm_campaign=projeto-vivabem&utm_content=destaques&utm_medium=email&utm_source=newsletter

https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/03/2021/habitos-saudaveis-ajudam-a-melhorar-imunidade-veja-dicas-para-fazer-exercicios-em-casa

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this