Você lembra o que comeu ontem? Ou sabe o que vai comer amanhã? Um dos vilões para não mantermos a nossa dieta é a falta de planejamento semanal de um cardápio.
Como vimos no post anterior de nosso blog dos 10 sabotadores da nossa dieta, não planejar o que vamos comer, nos leva a sabotar nossos esforços, gastar muito dinheiro, ficar preso ao que é mais fácil, e muitas vezes o que é mais fácil de fazer é muito mais calórico.
Ter um calendário com a organização do cardápio ajuda muito na elaboração da comida, fica mais fácil montar lista do supermercado e ainda ajuda a economizar.
Algumas desculpas para não fazer um planejamento;
–Como fazer isso, não sei criar uma planilha: Não se preocupe, nós criamos uma planilha com abas para você criar sua lista de compras, com dicas de preparo. O melhor, ela estará sempre na palma da sua mão, pois é um link que ficará no google drive, então você pode acessa-la a qualquer hora.
–Não tenho criatividade ou habilidade: Primeiro preencha o calendário com coisas que você sabe fazer, depois coloque aquilo que você gosta e, mesmo se não souber fazer, pesquise na internet e deixe a receita salva na planilha com o ingredientes. Você vai ver que o resultado te deixará feliz e motivada.
– Não tenho tempo de planejar: montar um calendário não leva muito tempo. E pense no tempo que você estará economizando durante a semana, só de você não ter que pensar no que vai fazer hoje ou não ter que ir varias vezes ao mercado. Tempo também é dinheiro.
–Não tem tenho para cozinhar, fica aqui nossas #dicas;
- Faça calendário e a compras dos ingredientes com antecedência ao dia do preparo;
- Reserve um período do seu final de semana para preparar seus pratos, experimente, além de tudo pode ser terapêutico um momento reservado para você.
O que já testamos:
- Deixamos no domingo toda salada de pote pronta e toda comida pronta. As refeições de segunda e terça não precisam ser congeladas, basta acondiciona-las e coloca-las na geladeira. Congele só os pratos de quarta em diante;
- Você pode deixar os ingredientes da salada lavados e secos para semana toda e ir montando aos poucos
- Se você não gosta de congelar, dica é cozinhar no domingo para segunda e terça. E na terça a noite cozinhar para o restante da semana.
- Você também pode incluir no calendário um dia em que você vai comer fora, pedir comida, ou um dia para comer comidas não tão saudáveis.
O ideal é se organizar com antecedência.
Veja vantagens:
- Economia: com cardápio semanal você irá menos vezes ao mercado, e quando for você só comprará o necessário. Seu bolso agradece;
- Foco: você se manterá conectado a sua alimentação semanal, saberá o que comeu e quando você pode ou não sair da dieta e ter o famoso “dia do lixo”.
- Come melhor: você come melhor porque você faz o seu alimento. Assim saberá quais os nutrientes estará ingerindo em sua dieta.
- Ganha tempo: economiza tempo na cozinha, porque você já sabe o que vai fazer e não precisará sair de casa para comprar os produtos.
- Evita o desperdício: você compra só o que realmente vai usar e não vai jogar comida fora.
- Variedade: com planejamento você consegue planejar pratos variados e arriscar receitas diferentes para não cair na monotonia.
- Nutrição: com um calendário elaborado, você vai evitar a tentação de cozinhar algo fácil e menos nutritivo, ou mesmo pedir comida fora sem necessidade.
Experimente este hábito para ajudar em sua dieta, você não vai se arrepender e se surpreenderá com os resultados!
Procure sempre ajuda de um nutricionista, ele irá te ajudar a preparar melhor o seu cardápio semanal
Até a próxima, meninas!