O autocuidado significa cuidar de si mesma.É prestar atenção nos pensamentos e nas emoções na tentativa de administrar e até solucionar situações desconfortáveis, que atrapalhem a sua tranquilidade. É um hábito super importante para vivermos em harmonia e em equilíbrio.
E, na correria do dia a dia, mal temos tempo de parar e refletir sobre como temos tratado a nós mesmas. E em diversas vezes nos pegamos tão devotas ao outro, ao mundo, as celebridades, a pandemia, e nos esquecemos de olharmos no espelho e de enxergarmos as nossas próprias necessidades.
Segundo psicóloga Elisabete Colombro no site dica de mulher: “O ideal seria desenvolvermos o autocuidado como um hábito, pois essa prática promove o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo. Isso não significa não se importar com os outros. Ser empático e solidarizar com outros é um ato de amor importante para o bem estar mútuo, ou seja; cuidar dos outros não significa negligenciar a si mesmo”
Alguns benefícios do autocuidado:
- Estimula o desenvolvimento da autoestima: você aprende a se conhecer, valoriza seus pontos fortes e trabalha para melhor os pontos fracos. E a opinião alheia não vai te afetar como antes.
- Aumenta a autoconfiança: ao cuidar de si mesma, você também se conhece melhor e aprende a confiar em seus instintos e na sua capacidade.
- Diminui custos com a saúde: quanto mais você se cuida e se observa menos irá ignorar os sinais de algo pode estar errado com sua saúde.
Tipos de autocuidado
FÍSICO: consiste no cuidado com o corpo, manter uma rotina de atividades físicas. Você não precisa ser atleta profissional ou have user de academia. Crie rotina de atividades como caminhada, corrida, use os aplicativos gratuitos, vídeos Youtube. Isso vai trazer resultados incríveis para sua saúde.
EMOCIONAL: além do físico, cuide do seu emocional. As vezes passamos por dia de luto, é normal, sofra-os por um tempo, depois levante-se. Não passe dias com pessoas ou ouvindo ou assistindo coisas tristes que levam para baixo. Se não está bem, veja se não há necessidade de procurar psicoterapia. Pratique o autoconhecimento e o autoperdão.
SOCIAL: É importante manter o contato com pessoas que te apoiam, além de praticar empatia e a solidariedade com o próximo. Que tal praticar o voluntariado.
MENTAL: esse autocuidado esta relacionado ao cognitivo e ao conhecimento. Reserve um tempo para praticar hobby, tire momentos de lazer, para ler um livro, ver um bom filme, cozinhar, desenhar, plantar, ou seja qualquer atividade que vai manter sua mente ativa.
Hábitos de autocuidado:
Dormir bem: Cada pessoa tem uma necessidade e o ideal depende de cada organismo. O recomendado são cerca de 8horas por dia. Porque noites mal dormidas diminuem nossa capacidade de concentração durante o dia e nos deixam de mal humor.
Alimentação: “nós somos aquilo que comemos” já diz a sabedoria popular. Por isso é importante mantermos hábitos saudáveis na mesa. Comer bem, não significa sem sabor. Pratique o hábito de experimentar novos alimentos, quanto mais colorido o prato, mais vitaminas e nutrientes. A alimentação melhora sua imunidade, deixa sua pele viçosa e nos mantem no nosso peso.
Ter uma vida social tranquila: Nenhum ser humano vive sozinho, somos seres sociais, precisamos de amigos e familiares, para nos apoiar. Temos vivido situação singular com a pandemia que as vezes tem nos afastados fisicamente, mas isso não nos impede de nos relacionar à distância via celular. Pratique o autoperdão entre familiares e amigos, viva em paz com todos. Estar com amigos, conversar, trocar informações também é autocuidado.
Atividades física: os exercícios físicos ajudam a combater o estresse, ansiedade, depressão fora as melhoras físicas. E tão bom quando estamos bem com nosso corpo. Somos seres singulares, temos que nos amar e encontrar o nosso equilíbrio corporal, ou seja, o peso ou a forma que nos deixa confortável com o espelho.
Momentos para atividades de lazer ou para um hobby: Pratique o momento do prazer, ponha na rotina algumas horas para leitura, desenho, jogos, atividade manual, cuidar da pele, do cabelo, das unhas. A vida vai além das rotinas e obrigações.
Psicoterapia: Se você não consegue sozinho e tem sentido que esta com problemas psicológicos ou transtornos de ansiedade e depressão, procure ajuda de um profissional. Esse profissional vai te ajudar a compreender melhor a si mesmos e vai te orientar para que você tome as melhores decisões para melhorar sua qualidade de vida.
Como praticar
Não há autocuidado sem prática, então mãos à obra. Veja o vídeo abaixo, com dicas de como você pode melhorar a si mesma. Porque quando você se cuida, você se ama, você muda e melhora tudo seu redor.
Vídeo Youtube sobre Autocuidado no canal da Thays Lessa, publicado em 01/09/2019. Vale a pena ver pois é um assunto super recente. Veja
Fontes:
https://www.dicasdemulher.com.br/autocuidado/
Youtube: Canal Thays Lessa
https://www.sbcoaching.com.br/blog/autocuidado/