Peso perdido, peso mantido. Como conseguir?

A gente conhece várias histórias de gente que emagreceu bastante e depois de um tempo voltou a ganhar todo o peso novamente, e isto é muito mais comum que imaginamos.

Acontece que nosso organismo luta internamente para “recuperar” o estoque de energia que a gordura fornece. Inconscientemente nosso corpo sente que esta gordura perdida precisa ser recuperada e libera hormônios que aumentam nossa fome e nos deixam ansiosas para recuperar estas calorias perdidas. A cada quilo perdido, nosso gasto metabólico cai em 30 calorias em média, mas nossa fome aumenta em 100 calorias! Imagine só, se você emagrecer 10 quilos, vai ter que lutar com uma fome que te pede 700 calorias a mais! É uma batalha dura, mas que pode ser vencida se encarada de frente todos os dias com perseverança.

Outros motivos que fazem que muitas de nós deixemos de lado a dieta e voltemos ao antigo peso, são os comportamentos errados. Algumas atitudes podem nos ajudar a manter os resultados obtidos com tanto esforço.

“Aprendi que o difícil não é chegar ao topo, mas continuar subindo” Walt Disney

Separamos aqui uma coletânea de alguns dos comportamentos responsáveis por recuperarmos os quilos a mais depois de emagrecermos.

 

  • Esquecer dos benefícios: A gente depois que chega ao objetivo, nos acomodamos e abaixamos a guarda, esquecendo do que buscávamos quando começamos a fazer dieta e exercícios para emagrecer. A nossa autoestima melhora tanto que esquecemos que um dia já tivemos muito mais peso e que buscávamos mais saúde e disposição, por exemplo.

Neste caso, devemos fazer uma lista dos benefícios que conquistamos com o peso perdido para não nos esquecermos. Guarde fotos de como seu corpo era antes e deixe visíveis para que você se motive a continuar lutando todos os dias contra a vontade de comer demais ou de deixar de se exercitar.

 

  • Achar que nunca voltará a engordar: Quando emagrecemos, muitas de nós pensamos que basta apenas chegar ao peso ideal e que depois podemos voltar a ter uma vida como antes, sem regras alimentares e com atitudes sedentárias. É errado pensar assim pois emagrecer é um processo que envolve mudanças de rotinas, atitudes e comportamentos para a vida toda. Devemos lembrar que não engordamos ou emagrecemos do dia pra noite, tanto os bons quanto os maus hábitos trazem suas consequências aos poucos, um dia depois do outro. Calorias a mais nos engordam poucas gramas por dia que em meses se tornam quilos, e o mesmo acontece com as calorias a menos.

Mantenha-se vigilante com relação a balança e com as medidas, não se acomode e não deixe a situação fugir ao seu controle. A disciplina é algo que se pratica todos os dias.

 

  • Falta de novas metas: Depois que chegamos a um nível bom de peso, emagrecemos praticamente tudo o que precisávamos, muitas de nós encontramos um deserto de metas, sem mais o que alcançar, e isto gera uma desmotivação que faz com que voltemos tudo pra trás. Devemos pensar que nunca atingimos o ideal, perder peso é só um dos degraus do emagrecimento saudável. Devemos buscar a orientação de profissionais de educação física e de médicos para buscar outras metas, como maior condicionamento físico, mais massa magra, melhor capacidade cardiovascular etc.

Crie novas metas, por exemplo, se você gosta de correr, tente diminuir o tempo por km corrido. Esta e outras metas acompanhadas por um professor ou personal podem continuar a te motivar e te manter sem engordar novamente.

 

  • Acabaram os elogios: Quando estamos emagrecendo recebemos diversos elogios e feedbacks positivos, mas depois de um tempo, eles ficam mais escassos e depois desaparecem. Muitas pessoas ficam tristes e desmotivadas por isso e deixam de continuar com o foco na dieta e nos exercícios.

Deixe de se influenciar pelo que os outros dizem, afinal você buscou todo este esforço em dietas e exercícios para a sua saúde, para a sua autoestima e não para receber elogios. As pessoas não pararam de elogiar por maldade, elas simplesmente se acostumaram com a sua nova aparência e algumas até se esqueceram de você gordinha. Fique feliz com isso e continue focada, por você.

 

  • A rotina cansa: Sim, sabemos que depois de atingir nossas metas a motivação cai porque entramos numa rotina sem muitas novidades, sem conquistas novas para buscar. Mas não deixe isto acontecer, busque novidades, novos treinos, mude de percurso para suas caminhadas e corridas, faça outras aulas na academia, tente novos cardápios, suplementos e até mesmo, se necessário, outros treinadores. Isto te dará visões diferentes e te fará sair da rotina, mantendo o foco, sem engordar tudo de novo.

  • Manter as roupas antigas no armário: Gente, quando emagrecemos, temos que mudar nosso guarda roupas. Deixar aquelas roupas mais largas vai nos dar espaço para recuperar o peso. Se você não consegue trocar tudo de uma vez, pelo menos mande a uma costureira para apertar as calças e blusas. Mas assim que possível, doe tudo que servia em você com mais peso e reponha com as novas medidas. Além de tudo, novas roupas que nos vestem melhor são ótimas recompensas pelo esforço que tivemos para emagrecer!

Pra finalizar, temos que comer corretamente, com a consciência que uma dieta saudável não é só feita de pratos pouco calóricos. Veja o vídeo que encontramos explicando sobre como nosso corpo reage às calorias. Um nutricionista pode também ser um grande aliado para te orientar e a te manter no foco da perda de peso.

 

Não fique bitolada, não faça restrições drásticas demais e não esqueça de descansar com pelo menos por 5 horas de sono e busque também fazer atividades de lazer para liberar o estresse. Lembre-se que as pessoas que conseguem manter-se magras fazem pelo menos 300 minutos de atividade física semanalmente.

 

E aí, meninas, o que acharam destas dicas? Se elas te ajudam ou podem ajudar a alguém que você conhece, compartilha com esta pessoa. Vamos todas ter uma vida mais saudável!

Bjinhos da Dri!

 

 

Fontes:
https://www.uol.com.br/vivabem/newsletters/projeto-viva-bem/2020/11/24/projeto-vivabem-dia-78-follow-up.htm?utm_campaign=projeto-vivabem&utm_content=ver-edicao&utm_medium=email&utm_source=newsletter
 
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/12/11/por-que-manter-o-peso-perdido-e-mais-dificil-do-que-emagrecer.htm
 
https://dicademae.com/18-dicas-para-se-manter-magra-e-feliz/
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this