Mesmo com o isolamento perdendo força e muitas academias já abrindo, muitas de nós ainda vão manter o hábito da prática de atividades físicas em casa.
A praticidade de poder treinar sem ter que se deslocar é muito boa, porém o fato de treinar sozinho, em um local adaptado e sem o acompanhamento de um profissional de educação física requer alguns cuidados, para evitar diversos tipos de lesões.
Separamos aqui 9 dicas para te ajudar a treinar em casa com mais segurança, e evitar que um machucado prejudique os seus objetivos.
1 – Aqueça-se corretamente
Antes de começar seu treino faça alongamentos leves e alguma atividade aeróbica leve, pode ser uma caminhada de 10 minutos, por exemplo.
Este aquecimento ajuda seu organismo a se preparar para exercícios com maior intensidade e faz com que músculos, ligamentos e articulações fiquem mais irrigados e se soltem mais, e isto ajuda muito na prevenção de lesões.
Lembre que o aquecimento não precisa ter muita intensidade, deixe a energia para o treino.
2- Organize seu espaço
Procure um local com espaço, sem riscos de quedas ou batidas em móveis durante o seu treino. Este espaço também deve ser arejado e claro, para que seu tempo de treino seja tranquilo, seguro e proveitoso.
3- Use equipamentos adequados
Se for comprar equipamentos, procure aqueles de boa procedência e confiáveis. Cuidado com pesos que podem se soltar ou com elásticos que podem se romper e machucar você.
Não improvise se não tiver segurança do que você está fazendo. Um banco que quebre na hora do exercício pode ser muito perigoso, por exemplo. Segurança em primeiro lugar.
4- Roupas e tênis
A roupa certa, com flexibilidade necessária para a sua atividade, e que não aperte demais, permite os movimentos completos e corretos, permite uma postura correta e garante um treino confortável.
Também evite roupas muito quentes e abafadas pois elas podem causar um excesso de temperatura corpórea, com muito suor, o que pode levar a uma desidratação mais grave ou problemas causados por hipertermia.
Evite treinar descalço, principalmente quando usar pesos. Um dedo do pé quebrado pode atrapalhar por semanas o seu treino.
5- Conheça seu corpo e seus limites
Respeite o seu nível de condicionamento. Não vá com muita sede ao pote, querendo fazer exercícios além do que você está preparado e condicionado. Tenha paciência e aumente a intensidade aos poucos, afinal, o nosso maior objetivo é ter mais saúde.
O contrário também tem que ser evitado, não faça exercícios muito abaixo do que você está acostumada. Mantenha um padrão, não deixe a preguiça te vencer.
6- Cuidado com a postura
A postura correta de uma atividade física pode até acelerar os resultados. Exercícios realizados na postura errada podem lesionar a coluna ou as articulações e também podem ser ineficientes.
Muitas vezes nossa postura está errada porque estamos com carga muito alta. Diminua o peso e realize os movimentos de forma correta, você vai ver que os resultados serão muito melhores.
7- Varie os movimentos
Não caia na rotina de fazer o mesmo exercício por muito tempo. Varie os movimentos e alterne os dias de treino. Evite repetir seguidamente a mesma série. Uma dica é alternar membros inferiores com superiores no treino, sendo um grupo em cada dia.
Nos exercícios aeróbicos também é bom variar. Corrida um dia, corda no outro, tiros de maior velocidade alternados com caminhada, subir lances de escada etc.
8- Descanse
Os músculos se regeneram quando estamos descansando. Respeite o tempo de descanso de 24 ou 48 horas entre os exercícios. Como estamos em casa temos a tentação de treinar várias vezes ao dia, porém este hábito de treinar demais, sem descanso, pode causar lesões por ”overtrainning“ ou até fraturas por esforço.
O descanso entre as séries é bom também, aproveite o tempo para se hidratar com frequência.
Pode ficar tranquila e saiba que o descanso, e uma boa noite de sono, também fazem parte do treino.
9- Use a ajuda de aplicativos
Longe da academia e dos professores, ficamos limitadas na escolha dos exercícios. Para resolver isso existem vários aplicativos, gratuitos ou pagos, com séries para você fazer em casa.
São opções muito legais, pois de certa forma, acompanham sua evolução e te indicam com frequência diferentes formas de executar os exercícios.
Use também as lives dos personais ou canais que tenham dicas de treino, para enriquecer seu repertório de atividades em casa.
Se você está treinando em casa, esperamos que estas dicas possam te auxiliar a ter mais segurança ao praticar suas atividades físicas, e se você está pensando em começar a sair do sedentarismo, use estas valiosas informações desde o começo e siga rumo aos seus objetivos.
Só não vale ficar parada, né, miga!
Bons treinos!
E lembre-se que estas são apenas dicas que não substituem um treino ou a assessoria de um profissional devidamente formado e licenciado de educação física.