7 Hábitos comuns que podem sabotar sua dieta.

Quase todas nós temos histórias de dietas que não deram certo. Decisões de emagrecer, mudar o cardápio, comer diferente, que foram por água abaixo ou simplesmente não tiveram os resultados que esperávamos.

Separamos aqui uma lista com 7 hábitos comuns que podem ter sido o motivo da sua dieta ter fracassado ou dela não ter atingido os resultados que você esperava. Confira!

1. Incrementar demais sua salada

Devemos estar atentos aos ingredientes da nossa salada. Sabemos da importância e dos benefícios das vitaminas, dos minerais e das fibras que estão presentes nas folhas.

 

Porém, a leve e pouco calórica salada, pode deixar de ter esses benefícios e chegar a ter mais calorias do que o prato principal devido aos seus incrementos inocentes.

 

No intuito de deixarmos o prato mais apetitosos, às vezes, incluímos queijos, grãos, bacon, batata palha e torradas além dos molhos gordurosos e cremosos o que

Vira uma bomba calórica.

 

 “Esses itens podem fazer parte da sua alimentação, mas é preciso cuidar para que a tão inocente folhosa não acabe sendo mais calórica do que muitas receitas”.

 

Dica: experimente usar frutas (maçã, pera, manga) e castanhas em pequenas quantidades para trazer mais sabor e cor a sua salada. Abuse do o limão, azeite e vinagre balsâmico para temperar, deixando de lado os molhos mais gordurosos e ricos em calorias.

2. Exagerar no consumo de “alimentos fit”.

A busca por uma alimentação equilibrada é muito saudável, porem cuidado com as versões “fit” que em sua maioria as calorias são quase idênticas a de um produto normal.

 

Existe uma crença de que a barrinha de cereal, o iogurte grego e outros produtos que levam o nome “fit” são sempre saudáveis, mas não os são. Muitos destes alimentos  tem açúcar adicionado na composição, que em excesso prejudica a perda de peso.

 

O ideal é o produto in natura, fresco e integral, os verdadeiramente saudáveis. Leia o rótulo dos alimentos escolha aqueles que têm menos açúcar adicionado.

 

“Lembre-se, os primeiros ingredientes que aprecem na lista de um produto são os que estão presentes em maior quantidade nas receitas

3. Comer rápido ou ver TV durante as refeições

Na hora de comer sua atenção deve ser em alimentar seu corpo de forma consciente e nas porções corretas. É importante sabermos quais nutrientes estão presentes em cada refeição.

Quando comemos com muita pressa ou na frente de tv, smatphone e/ou computadores, criamos alguns hábitos ruins como os de não mastigarmos corretamente, de optarmos por alimentos processados e não muito saudáveis e corremos o risco de comer além da conta.  Com o tempo esses hábitos irão prejudicar nossa saúde e elevar o nosso peso.

4. Não planejar as refeições

Não planejar o que vamos comer, nos leva a sabotar a dieta, gastar muito dinheiro, ficar preso ao que é mais fácil, e muitas vezes o que é mais fácil de fazer é mais calórico.

Além de uma alimentação desregrada o fato de não planejarmos a alimentação faz com que o indivíduo tenha que tomar decisões como: O que vou comer agora? Onde vou comer? Em que horário? A tomada de decisão, de qualquer natureza, gera estresse no organismo.

Em situações de estresse, o corpo busca balancear os efeitos com sensações prazerosas. A busca por fontes de serotonina e dopamina, conhecidos como hormônios da felicidade, faz com que o indivíduo tenha ações que despertam prazer, e comer é uma delas.

 

Quando não há planejamento, e essa situação é somada com a busca por prazer, existe uma chance maior de ter opções saborosas que não fazem parte do plano alimentar.”

 

Ainda, organizar as refeições e comer de forma planejada faz com que a pessoa tenha a tendência a comer sem exageros, com ingredientes de acordo com o plano alimentar e a não sabotar a dieta

 

Uma das soluções para isso é você ter um calendário semanal (link do blog) de alimentação. Não sabe como fazer? Deixamos o link aqui para você baixar (link da planilha) seu calendário direto do google drive

5. Sair da dieta nos finais de semana

Sabe aquele famoso “eu mereço”? E quase um mantra. Você se esforçou a semana toda, foi toda regrada na alimentação, fez todos os exercícios, então o “eu mereço” se torna um passe livre para comer tudo pela frente no fim de semana, jogando todo esforço fora.  São 5 dias intensos sofridos para se acabar em 2. Você e eu merecemos sim, no tempo certo na quantidade certa. Merecemos que todo nosso esforço de semanda dure mais tempo, se torne um estilo de vida e não eternos recomeços de segunda-feira sofrida.

“Você merece ter o corpo que quiser, junto com muita disposição, saúde física e mental”.

6. Criar metas irreais

 Sabe aquele sentimento de mudar que sempre temos em datas comemorativas, como nosso aniversario, virada de ano e outras. A gente costuma fazer uma análise de como estamos e, a partir disso, criamos nossas metas de perda de peso.

E em muitos casos na ânsia de perder logo tudo aquilo que levamos anos para conseguir, criamos metas bem irreais, muitas baseadas em “dietas de algum famoso” ou de algum amigo.

Mas existe um fato, podemos peso rápido? Sim! Mas nem sempre de maneira saudável, correta, respeitando o nosso corpo. E aí na mesma rapidez que perdemos nós ganhamos novamente e entramos no efeito sanfona.

Procure ajuda de um especialista, crie metas grandes, mas que estas sejam particionadas em mini metas. Assim você pode ir comemorando cada uma. E com tempo, todas as ações que você realizar para cumprir seus objetivos, virarão novos hábitos.

7. Não dar tempo para se acostumar com o novo hábito alimentar

Outro erro muito comum que cometemos quando iniciamos uma dieta é não dar tempo para nos acostumarmos com o novo hábito alimentar. Tempos que ter em mente que a mudança de qualquer hábito demanda tempo e persistência, nosso corpo e mente estão acostumados a outra dieta e a tendência é que permaneçam assim. Leva tempo para nosso paladar se acostumar com outros temperos, ingredientes, ou mesmo a diminuição de sal e açúcar.

Um exemplo bem evidente disso é quando alguém decide deixar de tomar café com açúcar. Os primeiros dias são verdadeiros esforços repletos de cara feia a cada gole do cafezinho “amargo”, mas bastam algumas semanas que passamos até a sentir o paladar do café e há até quem rejeite depois o café adoçado dizendo que o doce esconde o sabor real do café.

Então, sabendo disso, vamos ter paciência e insistir no novo hábito por algumas semanas até que se torne rotina e passe a ser algo mais agradável. E lembre que o sacrifício dos primeiros dias será recompensado com os resultados finais.

E aí, gostaram das dicas para deixar de sabotar os planos e objetivos da sua dieta? Lembre-se de sempre procurar um profissional de saúde e nutrição para orientar sua dieta com segurança.

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/12230-conheca-armadilhas-que-podem-deixar-sua-salada-calorica

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/16/7-habitos-que-estao-sabotando-a-sua-dieta.htm

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/28/9-enganos-comuns-que-as-pessoas-cometem-quando-querem-emagrecer.htm

http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/blog/casal-fit-no-g1-zona-da-mata/post/diferenca-entre-light-diet-zero-e-

7 motivos que te fazem sabotar a dieta para emagrecer

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this