Longevidade não é apenas viver muitos anos, é vive-los com qualidade e com saúde física, mental e emocional. Quantas pessoas as vezes nem tem tantos anos de vida mas parecem muito mais velhas do que realmente são. Sabemos que fatores genéticos ou a história de vida as vezes pode prejudicar o fator longevidade, mas até onde podemos trabalhar para tentar garantir mis e melhores dias a nossas vidas?
Pesquisadores de diversas áreas produzem estudos todos os anos sobre este tema e mostram algumas áreas de concordância geral sobre como conquistar a longevidade de forma simples e saudável. Separamos aqui algumas destas atitudes e dicas que podem te ajudar a ser uma vovozinha cheia de energia e saúde.
- Durma bem: O sono é importantíssimo para a regeneração de todo o corpo. Quando dormimos produzimos muitos hormônios inclusive o GH, hormônio do crescimento, que é o responsável por dar a ordem para as células se regenerarem. Também descansamos nosso cérebro e todo o nosso sistema nervoso.
Procure sempre dormir sem luzes acesas por perto e com o mínimo de barulho, para que o sono seja tranquilo. E também tente dormir da maneira mais confortável, em um colchão que não te deixe com dores ao acordar. Boas noites de sono ajudam a controlar a pressão arterial e a ter mais disposição para o dia a dia.
- Beba água: Já sabemos que 70% do nosso corpo é composto de água, isso nos falam desde o ensino fundamental, mas muitas de nós esquecemos de nos hidratar constantemente e na intensidade necessária para o bom funcionamento de todos os órgãos. A desidratação causa envelhecimento precoce e facilita a oxidação celular, sinônimo de envelhecimento. Ao beber água, todos os sistemas do nosso corpo funcionam de forma mais eficaz.
Devemos beber 30 ml de água para cada kg do nosso corpo, ou seja, se você tem 50kg, por exemplo, deve beber no mínimo 1,5 litro de água por dia. Outra dica importante, a água gelada acelera o metabolismo, auxiliando e acelerando o processo de emagrecimento. Beba muita água então, menina!
- Alimente-se de forma correta: Sim, uma alimentação balanceada é a fonte da juventude. Ela nos ajuda a manter o peso e também nos dá os nutrientes corretos para o bom funcionamento do organismo. Devemos evitar os alimentos industrializados, corantes, frituras e gorduras hidrogenadas. Prefira sempre alimentos integrais, saladas, legumes e sucos naturais. O açúcar também é um vilão para quem quer buscar uma vida mais saudável, procure reduzir ao máximo o consumo de alimentos e bebidas muito açucaradas, como refrigerantes, por exemplo (assim como disse o jogador Cristiano Ronaldo semana passada!).
- Exercite-se: Coloca este corpinho para se mexer, faça exercícios com regularidade e de forma correta para ter mais que um corpo sarado, ter um corpo saudável. Muitos dos problemas da idade avançada estão relacionados com o sedentarismo, que traz a obesidade, a falta de mobilidade, diabetes e problemas circulatórios. A grande maioria destes casos poderia ter sido evitada com exercícios simples como caminhadas, alongamentos e musculação, durante a vida adulta. Não é tarde para começar, respeite teu ritmo e sua realidade e comece uma rotina de exercícios. Busque a orientação de um profissional de educação física e bora treinar um pouquinho.
- Medite: Dê um tempo para sua mente se acalmar, busque uma forma de respirar fundo e esquecer um pouco da rotina. Encontre-se com a sua fé da forma que achar melhor. Minutos de meditação são conforto para a mente, corpo e alma, além de serem uma prática extremamente saudável.
- Use filtro solar: Cuide bem da sua pele, use filtro solar e evite a exposição prolongada ao sol em horários de maior intensidade de raios ultra violeta, entre as 10h e 14h. A pele sofre muito com a luz solar e reflete na saúde geral do organismo, além de se desgastar com muito sol. Para uma aparência mais jovem e saudável, o uso constante de bons protetores solares diariamente é indispensável, além de prevenir câncer de pele, um dos mais agressivos e perigosos e que infelizmente é mais comum do que pensamos.
- Não beba e não fume: Evite o consumo de bebidas alcoolicas pois estas podem prejudicar seu fígado, sua circulação, rins e até seu cérebro. O álcool agride o organismo e desidrata, pois nosso corpo tenta recuperar-se e para filtrar usa a água que temos, sobrecarregando o muito os rins.
Já o cigarro não tem conversa, né. Nada de bom existe com este hábito, este vício. Um cigarro contém substâncias que só fazem mal, causam câncer, efizema, derrames etc. Para o tabagismo não tem meio termo, pare agora mesmo se quer ter uma vida mais longa e saudável.
Se você já faz tudo isso, parabéns, continue neste ritmo que nos vemos daqui a muitos anos com saúde e disposição. Agora, se você não tem uma rotina com estes hábitos, comece hoje mesmo, nunca é tarde par buscar uma vida mais saudável e mais longa!
Esperamos que estas dicas sejam valiosas para que vocês tenham uma vida longa e saudável. Até a próxima semana e bjinhos da Dri!
Fontes:
https://vivaassim.com.br/saude/dicas-para-ter-uma-vida-longa-e-com-saude
https://www.youtube.com/channel/UC57xqm2CmG0B3OyiX6P7Iwg