Sabemos que todos queremos perder uns quilinhos, seja por estética ou por saúde.
Aí hoje, segunda-feira, começamos a sonhada dieta. Porém com o passar dos dias surgem os sabotadores da nossa dieta.
Listamos abaixo 10 sabotadores de nossa dieta. E percebemos que somos nós mesmos que deixamos por várias vezes entrar em nossa alimentação alguns destes maus hábitos que estragam nossos planos de um corpo melhor.
-Deixar em casa (na dispensa/geladeira) ao alcance da mão tudo que pode te engordar, como: chocolates, doces, hamburgueres prontos, pizzas prontas, batatas chips, bolachas recheadas etc.
– Falta de planejamento semanal: Se você não planeja o que vai comer, o que você come? O que for mais fácil, rápido e prático. Um cardápio ou uma compra de supermercado mal planejado pode fazer com que façamos refeições pouco nutritivas e com calorias desnecessárias.
– Pedir comida por aplicativos e cair na tentação dos “combos” . Vem aquela tentação e você pensa, um pouco a mais de dinheiro levo a sobremesa ou refri, porém você acaba comendo muito mais que deveria. Se for pedir comida ou ir a um restaurante escolha as opções mais saudáveis disponíveis no cardápio.
– Falta de variedade no prato. Mude seu cardápio, introduza e substitua alimentos. Faça o mesmo alimento de formas diferentes. Não sabe o que fazer, procure dicas de receitas fáceis na internet com antecedência.
– Não conhecer a composição da sua refeição, quantas calorias tem, do que foi feito, quais nutrientes tem. Nem tudo que diz que é light ou diet são de fato. Ah! Cuidado com os suplementos de baixa qualidade.
– Estresse e ansiedade podem estar te levando a compulsão alimentar. As autoindulgências também podem levar ao desequilíbrio. Aquela história de “hoje meu dia foi estressante eu mereço um doce ou um mega hamburguer por isso”, é na verdade uma sabotagem das mais feias para a nossa dieta e nos distanciam cada vez mais dos objetivos.
– Saúde: Alguns problemas de saúde podem interferir em nossa dieta. Hormônios desregulados, por exemplo, podem atrapalhar no processo de emagrecimento ou até mesmo aumentar nossa fome. Faça avaliação e um checkup de tempos em tempos para ter uma noção exata de como anda a sua saúde.
– Frequentar sites, blogs e canais de youtube que mostrem muitos pratos calóricos e pouco saudáveis. Ver aquelas imagens tentadoras acaba sugerindo ou aumentando sua vontade por aquele tipo de alimento.
– O que você tem comido para acompanhar a “cervejinha”? Frios, embutidos, frituras, salgadinhos? Cuidado com estas pequenas bombas calóricas que podem jogar por água abaixo todo o esforço da semana em dieta e controle alimentar. Você pode até comer uma coisinha, mas controle a quantidade e a frequência para manter o foco de sua dieta.
-Falta de hidratação. As vezes o que estamos sentindo não é fome, é sede. Beba no mínimo 2litros de água por dia. Evite ingerir líquidos durante a refeição, faça pelo menos 30 minutos antes ou 40 minutos depois. Além da água, você pode tomar chás e sucos e evite os refrigerantes, mesmo os diet ou zero, estes podem não ter açúcar mas contém uma enorme quantidade de sódio.
Para fazer uma dieta eficiente, consulte um nutricionista e um médico. Estes profissionais te ajudarão a atingir seus objetivos de forma segura e saudável. Lembre-se, não é fácil mudar nossos hábitos, na verdade em alguns casos pode ser bastante difícil. Mas olhe para o futuro, os resultados que você irá obter em estética e em saúde são muito recompensadores. Vale a pena!
Você é o único responsável por aquilo que entra pela sua boca, com disciplina logo você se acostuma com seu novo comportamento saudável, e novos hábitos irão fazer parte de sua rotina.