Comer chocolate pode sim. Desde que seja o chocolate correto, os benefícios são imensos devido às propriedades presentes no cacau.
Ele faz bem para coração, para cabeça, intestino, imunidade, para o fígado e até te ajuda a emagrecer.
Comer o chocolate certo, todos os dias pela manhã no café da manhã, além de te dar energia pode te ajudar a evitar aqueles momentos de compulsão alimentar.
“Lembrando que ele é um alimento energético, então deve ser consumido apenas um pequeno quadradinho pela manhã”
Alguns dos benefícios e propriedades do Cacau
- Cafeína: estimula seu sistema nervoso central, aumenta estado de alerta e estimula seu musculo cardíaco.
- Antidepressivo, aumenta a sua felicidade: Seu consumo estimula a produção de serotonina e endorfina, que te relaxam, acalmam e trazem a sensação de bem estar e prazer, e consequentemente, aumenta seu nível de felicidade.
- Rico em vitamina C e E que fortalecem seu sistema imunológico
- Melhora sua saúde intestinal diminuindo a inflação nos intestinos. O cacau aumenta as bactérias boas e diminuí as bactérias ruins que fazem mal para sua saúde. E uma boa saúde intestinal reflete na sua saúde geral.
- Atua na proteção do seu coração: Os flavonoides antioxidantes presentes no chocolate, como a catequina por exemplo, reduzem o dano celular causado pelas doenças cardíacas. Além de reduzir a pressão arterial e também melhorar a função vascular atuando nos vasos sanguíneos.
“Quanto maior o nível de Cacau no chocolate, mais benefícios ele traz para você!”
- Melhora sua memória pois, os flavonoides presentes no cacau melhoram sua cognição e sua memória, retardando assim o envelhecimento precoce.
- Estimula a atividade cerebral, devido da teobromina que é um psico estimulante que nos mantém ativos.
- O cacau tem teobromina, broncodilador e vaso dilatador, que pode proporcionar melhora para quem tem asma e doenças cardiovasculares
- Rico em Zinco, o cacau atua em mais de 300 enzimas, desde o seu metabolismo até o seu sistema imunológico.
- Os flavonoides presentes no cacau ajudam a evitar o ganho de peso ao diminuir os níveis de glicose no sangue, gerando sensação de saciedade.
- Ação antioxidante: estes mesmos flavonoides, que falamos anteriormente, tem potencial antioxidante, eficaz na prevenção contra radicais livres, sendo de grande ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e neo degenerativas.
- Ele também tem os minerais Magnésio, Fósforo, Calcio e Ferro
- Influencia na melhora do colesterol. Lembrando que o cacau não substitui nenhum remédio, ele é um alimento funcional, que pode auxiliar a saúde com seus benefícios.
Procure sempre ajuda de um nutricionista.
“Chocolate é igual relacionamento, uns te fazem bem outros Não!!!”
“Chocolate vicia? Não! O que vicia é o açúcar do chocolate”
-
Chocolate Branco:
Então, pois é. Alguns nem consideram chocolate branco como chocolate. Pois ele é composto de açúcar + leite + manteiga de cacau, ou seja zero cacau
25g de chocolate branco = 134Kcal e 0% de cacau.
Se não tem cacau não tem os benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios do cacau
-
Chocolate ao leite:
Esse chocolate tem entre 30% a 40% de cacau, porém o principal ingrediente é o açúcar e o leite, por isso não é aconselhável para quem procura os benefícios que citamos anteriormente.
25g de chocolate ao leite = 130Kcal e 30 a 40% de cacau
-
Chocolate meio amargo
O chocolate que faz bem para sua saúde e que é super antioxidante, mais até do que o vinho e o chá verde, é o CHOCOLATE com pelo menos 70% de Cacau, ou o próprio Cacau puro. Mesmo assim não é para comer uma barra inteira, recomenda-se um quadradinho pela manhã manhã.
25g de chocolate meio amargo = 130 kcal e no mínimo 70% de cacau
-
Alfarroba
Se você quer um substituto menos calórico que o chocolate, uma opção é a Alfarroba. Da família do feijão, tudo que você faz com chocolate você pode substituir pela alfarroba e usar um pouco menos pois ela tinge mais.
25g de alfarroba = 90 kcal
“Leia os rótulos, olhe a composição dos ingredientes. Alguns chocolates com 70% de cacau podem ter açúcar e devem ser evitados”
Para quem precisa de uma dieta hipercalórica, como maratonistas preparando-se para uma prova, por exemplo, pode se comer um pouco mais do chocolate bom durante o dia.